De hidrantes a filtro para irrigação: conheça os itens para uma obra

Começar e finalizar uma obra não são tarefas fáceis e podem dar muito trabalho.
Algumas coisas podem sair diferentes do que foi planejado e trazer muita dor de cabeça, mas não tem nada melhor do que conseguir ver a construção pronta, acabada e perfeita, do jeito que você sempre sonhou e se dedicou para que tudo chegasse naquela realização.

E, se tratando de obras grandes, muitos cuidados são necessários para que seja executado com precisão como:

  • Fiscalizar sempre o serviço que está sendo feito pelos trabalhadores;
  • Instalar um hidrante;
  • Nunca deixar que falte material;
  • Sempre tomar precauções necessárias de segurança para evitar qualquer acidente;
  • Trabalhar sempre com produtos de boa qualidade;
  • Contar com a ajuda de um profissional para auxiliar a obra desde o início do projeto; e muitos outros.

Lembre-se de colocar o Hidrante de recalque na frente da sua edificação.
Além de pensar em toda a segurança durante a obra, também é necessário pensar na segurança do dia a dia, após a sua finalização.

Um exemplo clássico disso é a instalação das escadas de incêndio, colocação de placas sinalizadoras de todas as saídas, extintores de incêndio pela edificação e a instalação de hidrantes.

Hidrantes para segurança das obras

Dando destaque ao hidrante, existem alguns tipos que podem ser instalados na obra, que vão auxiliar caso ocorra algum incêndio.

O Hidrante de coluna é um deles, podendo ser encontrado nos formatos de T e L, e instalado na calçada ou em áreas internas – o importante é instalar ele em um local que tenha um fácil acesso para o momento que for necessário utilizá-lo.

O Hidrante de coluna completo é a opção ideal, pois conta com saídas de roscas para que os bombeiros consigam conectar a mangueira.

A colocação de hidrantes é uma norma que deve ser seguida por todos, pois caso venha a acontecer um incêndio, são eles que vão abastecer os bombeiros, então não deixe de instalar o seu em sua obra.

Já o Hidrante de parede é bastante utilizado no interior das edificações. São muito encontrados em terminais de transporte também.

Ele deve ser visível e acessível para todos, é uma caixa de metal vermelha, que contém um kit para combater incêndios dentro.

A utilização dele deve ser feita por pessoas capacitadas da área, pois a pressão da água ao sair da mangueira pode acabar machucando uma pessoa despreparada para isso.

Para utilizar o hidrante é necessário:

  • Saber o tipo de incêndio que estiver ocorrendo;
  • Desligar a rede elétrica para evitar acidentes com curto-circuito;
  • Abrir a caixa e conectar a mangueira, desenrolada, com esguicho para, assim poder usá-la com eficiência e eficácia;
  • Ela deve ser apontada para a direção contrária da fumaça e do vento.

Filtro de irrigação e a sua importância para um ambiente

Além de hidrantes, outro material que envolve a água e que também é importante é o sistema de irrigação.

É ele quem cuida da vitalidade de seu gramado ou jardim e, ainda, garante que água seja economizada durante o processo.

Para todo o processo dar certo é preciso ter um bom Filtro para irrigação, pois ele vai ser responsável por não deixar que o sistema fique danificado ou bloqueado por qualquer resíduo que possa estar na água. Um tipo de sistema de irrigação é a irrigação por gotejamento.

Bastante utilizada em plantações, ela é um sistema de micro-irrigação que permite que a água infiltre lentamente nas raízes, proporcionando uma hidratação longa e profunda.

A irrigação por gotejamento funciona através de canos e mangueiras que conduzem a água até o seu destino. Nela também é preciso o Filtro de irrigação gotejamento, para manter o sistema livre de obstáculos.

Optar por bons materiais faz com que tudo dure e seja útil por mais tempo.

Outro tipo de irrigação é a irrigação por microasperção. Ela lança gotículas de água através de emissores e são as mais encontradas em jardins residenciais ou em gramados de frentes de prédios.

É importante manter seu sistema de irrigação bem cuidado para que seu jardim viva mais tempo e tenha uma aparência bonita e saudável.

Em relação aos hidrantes, suas instalações merecem alguns cuidados, como observar o tipo de rosca certa para as mangueiras, se o material está vedado corretamente para evitar vazamentos e fazer manutenções constantes para que ele funcione de forma totalmente eficaz, quando for necessário.