Embora possam parecer à primeira vista todas iguais, as impressoras são disponibilizadas em diversos modelos, podem desempenhar diferentes funções e atender a diferentes necessidades.
Impressoras, dispositivos ideais para os negócios
Atualmente, é um item essencial para empresas, por permitir o manuseio e armazenamento de documentos e imagens, não só na Internet.
Algumas, inclusive, podem tirar cópias e importar as informações para o computador. Seja sua empresa pequena, média ou de grande porte, é um excelente investimento.
Que, muito possivelmente, hora ou outra será necessário. No entanto, diante da enorme diversidade de produtos oferecidos, pode ser difícil realizar a escolha de um modelo para sua empresa.
Volume e resolução de impressão, funções desempenhadas, custo, resistência, tempo de secagem e tipo de tecnologia usada, devem ser avaliados antes da escolha.
Tendo analisado esses fatores e tendo bem definidas suas necessidades, você pode decidir pela compra ou pelo aluguel de uma impressora, que apresenta alto custo-benefício e que seja eficaz e de qualidade.
Há impressoras de cheques, outras de recibos, que produzem em tecidos, outras que imprimem em distintos tipos e tamanhos de papel.
As opções de impressoras são muitas
Para te ajudar nessa decisão, listamos aqui alguns tipos de impressora que podem fazer toda a diferença para seus negócios:
Impressora fiscal
Algumas empresas, são obrigadas por lei a emitir notas fiscais. Caso a sua se enquadre nessa condição, a impressora fiscal pode ser de grande utilidade ao seu negócio.
Ela é capaz de disponibilizar um histórico de transações, pelo fato de memorizar dados fiscais e fita detalhes e o faz com segurança, pois o acesso a essas informações, é restringido por meio de um lacre.
Impressora não fiscal
Essa máquina, muito adotada em restaurantes e cinemas, por exemplo, imprime com muita agilidade e eficácia cupons não fiscais e papéis contendo senhas, pedidos, relatórios, tíquetes, entre outras possibilidades.
É muito associada a ferramentas, com função de corte de papel para que a emissão seja entregue ao cliente.
Impressora multifuncional
Por desempenhar variadas funções, a impressora multifuncional pode ser adotada em diversos tipos de estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e mesmo em ambientes residenciais.
Seus recursos adicionais, a permitem enviar fax, scanear, armazenar informações digitalmente e produzir cópias. Sua aquisição cresce em razão de seu alto custo-benefício.
E do fato de este tipo de modelo aumentar espaço, ao evitar a compra de máquinas específicas para digitalização e cópias.
Pode utilizar a tecnologia de jato, de tinta ou de laser. Se seu negócio é pequeno ou o volume de impressão necessário é baixo, a de jato de tinta é mais recomendada.
Imprime com agilidade – embora não tão rápido quanto a impressora laser – e exige um gasto menor. Além disso, utiliza cartuchos de tinta.
Que, embora permitam uma quantidade reduzida de impressões, é mais barato do que outros materiais de recarga, como toners e cilindros de luz LED.
Agora, se você busca uma impressão em grande volume, com excelente resolução e secagem imediata, o ideal é que você faça a aquisição de uma impressora a laser.
Pelo fato de a tecnologia empregada ser de toner e não de cartucho na impressora multifuncional preço, será maior em relação a outros modelos.
No entanto, realiza impressões em diversos tipos de papéis e com custo menor que o da impressora a jato de tinta.
Ainda que haja transtornos em sua utilização, uma vez que seus produtos contam com garantia e atendimento de manutenção especializada, a manutenção de multifuncional HP não é um problema.
Impressora sublimática
É também uma impressora térmica e se seu negócio trabalha com impressões coloridas em tecidos, plásticos ou cartões, ou artes gráficas em geral, esse é o modelo ideal.
Recebe o nome de sublimática, por aplicar os corantes em forma de gás no material e como somente uma cor é sublimada por vez, o tempo de impressão é mais demorado se comparado com o de outros tipos de impressora.
Impressora de etiquetas
A impressora de etiquetas termica, conta com uma tecnologia de impressão por transferência de calor, o que faz com que possa produzir com bastante velocidade e qualidade, além reduz os custos de manutenção.
Como a identificação deve ser legível e não deve conter erros, ela é a mais indicada para emissão não só de etiquetas, mas também de códigos de barras, recibos, rótulos e outros dados do gênero.
Impressora de cheque
Ela é adequada para o preenchimento dos espaços, que requerem informações em cheques. Por essa razão, torna essa atividade mais prática e auxilia no impedimento de fraudes.