O e-commerce é considerado qualquer plataforma digital onde os produtos são vendidos online. Assim, um consumidor pode comprar um determinado produto pela Internet mesmo que esteja a quilômetros de distância do vendedor. Atualmente, as plataformas de e-commerce estão crescendo cada vez mais, atingindo em 2017 um crescimento de até 15% ao ano, segundo estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
No entanto, como a Internet é um meio tão vasto, diversificado e rico em informações, seu conteúdo muitas vezes pode ser ofuscado pelo mar de dados encontrado em uma rede tão global, dificultando as vendas. visual merchandising. Nesse sentido, é importante que os proprietários de e-commerce utilizem ferramentas específicas para desenvolver e divulgar seus negócios. Portanto, pode haver cinco etapas principais para criar um e-commerce:
- Plano de negócios;
- Estrutura de comércio eletrônico;
- Organização de logística;
- Investir em marketing;
- Criação de conteúdo.
Como é feito o planejamento do e-commerce?
Ao montar um e-commerce, o empreendedor deve ter em mente que seu negócio deve se destacar da multidão, diante desse mercado em rápida evolução. Portanto, é importante que uma empresa realize benchmarking, ou seja, uma pesquisa para saber como estão os concorrentes da empresa.
Neste estudo, uma indústria de comercio de recicláveis em expansão pode aprender com os sucessos e erros de seus concorrentes e identificar tendências e inovações no campo. Além disso, as empresa especializada em licenciamento ambiental devem manter seu público-alvo em mente para que possam rastrear perfis de clientes, usar técnicas como pesquisa de mercado e educar as pessoas sobre ações de compra. .
Introdução à estrutura do e-commerce
Após o planejamento, o empreendedor deve determinar a solução ideal para a dinâmica da plataforma onde o e-commerce estará localizado. Por isso, é preciso apostar em uma identidade de varejo, com um layout interativo capaz de atender às necessidades do cliente e facilitar o ato da compra.
Como funciona a logística?
Um e-commerce só pode existir com uma logística bem estruturada, pois, a base do comércio virtual é o transporte, ele deve ser feito de forma correta para evitar danos ao produto. Outra coisa que vale a pena investir é em um serviço de entrega de encomendas, pois isso pode agregar valor ao negócio.
O que é um investimento de marketing?
O marketing é uma área da administração responsável por resolver todos os problemas relacionados ao produto. O marketing é, portanto, ideal para garantir a visibilidade do e-commerce, tarefa cada vez mais difícil com o crescimento dos mercados virtuais.
Isso decorre do fato de que, na era digital, os consumidores têm cada vez mais autonomia na escolha dos tipos de conteúdo que desejam consumir. Por isso, uma empresa deve chamar a atenção das pessoas para trazer o seu e-commerce para o centro das atenções.
Entre os exemplos de conteúdos desenvolvidos para empresas, destacam-se os sites de serviços e imóveis, onde encontramos mais conteúdos técnicos, como artigos sobre serviços de tradução, serviços de limpeza e mão de obra, montagem de quadros elétricos, limpeza de bebedouros e outros sites que trazem dicas de uso produtos específicos, como textos que falam sobre o uso de itens de loja de móveis para jardim.
Como criar conteúdo
Executar uma estratégia de marketing de conteúdo é, como o nome sugere, nada mais do que realizar a produção de conteúdo interessante e valioso de uma empresa para dar ao seu público-alvo uma imagem de marca, efeitos positivos, além de criar uma imagem de marca positiva que atraia as pessoas. para uma área específica. comércio eletrônico.
Como resultado, uma empresa que pratica marketing de conteúdo tem a capacidade de expandir sua rede de clientes. Esses conteúdos são de grande importância, pois podem atrair um grande número de pessoas para o site de comércio eletrônico de uma empresa. Pensando nos exemplos citados, questões relacionadas a mão de obra, saneamento e sinalização são muito procuradas, pois incluem conceitos que causam desconfiança nas pessoas.
Portanto, é provável que alguém que queira aprender mais sobre os aspectos técnicos do produto se interesse e crie uma visão positiva para o negócio de criação de conteúdo. O mesmo vale para marcas que oferecem dicas de produtos decorativos, como persianas, por conseguirem associar a mensagem do conteúdo aos produtos oferecidos pela empresa.