A Assessoria em segurança do trabalho realiza palestras e presta serviços tais como, elaboração de documentos legais, criação e entendimento de um cotidiano visando mais segurança dentro de uma indústria.
As auditorias realizadas têm o intuito de corrigir alguns erros na segurança do trabalho e, também, aplicam treinamentos com objetivo de transformar a local de trabalho mais segura aos funcionários e gestores.
Atuar nesse campo de assessoria abre-se um leque grande, pois um profissional do trabalho necessita investir em conhecimento.
Quanto mais um profissional se especializa e fica capacitado tecnicamente, melhor será o resultado do serviço prestado.
Ao abrir uma empresa de assessoria de segurança do trabalho, é fundamental investir em capacitação. Outro aspecto é ter CNPJ, pois atribui credibilidade e profissionalismo, além disso, é preciso pensar o preço de quanto valerá o serviço. Esse item é difícil estabelecer porque envolve muitos fatores.
Mas a dica é sempre cobrar o justo e não contorne os valores da região em que atua. Lembre-se que ao faturar por mês é necessário realizar uma divisão desse valor pelas horas em que planeja trabalhar. Informações técnicas e administrativas pesam no momento de decidir o preço.
Fique por dentro do sistema de manutenção de ar condicionado
Com a instalação ar condicionado em um ambiente de fábrica ou não, tem o intuito de refrigeração os ambientes em proporções grandes como, por exemplo, em indústrias que pode ser de grande, média ou pequena e áreas mais neutras com grande fluxo de pessoas como shoppings, igrejas, universidades, hospitais, entre outros.
Mas é necessário ter cuidados técnicos para que o dispositivo funcione bem. Por isso é essencial fazer uma Manutenção de ar condicionado industrial, pois são usados equipamentos de ponta e com alto investimento tecnológico que permitem um serviço rápido e simples, sem qualquer transtorno. Suas vantagens são:
- Maior desempenho;
- Refrigeração Uniforme;
- Fácil regulagem;
- Inibe oscilações de temperatura.
O recomendado é contratar uma empresa experiente, com nome no ramo e verificar se o serviço que ela presta tem qualidade, garantias em relação a segurança dos sistemas de refrigeração de fluxo intenso e que abrange áreas grandes do que os sistemas de ar condicionado convencionais.
Geralmente as empresas especializadas nesse tipo de serviço realizam a manutenção de forma rápida, com o diagnóstico estabelecido e já com estratégia de decisões para melhoria do equipamento, visando solucionar o problema. E se caso precisar, a empresa realiza a substituição de peças para que não prejudique a instituição e nem o cliente.
Conheça dois tipos de EPIs
Os epi, Equipamento de Proteção Individual, é essencial em profissões de alto risco como, por exemplo, construção civil, indústria, açougueiro, entre outros, visando a proteção e a integridade física dos colaboradores.
Eles são um direito do funcionário, ou seja, a empresa tem a obrigação de fornecer e, em contrapartida, os funcionários são responsáveis por cuidar dos equipamentos.
As botas de segurança PVC, por exemplo, são confortáveis e a maioria são produzidas com solas emborrachadas antiderrapantes com ranhuras que protegem contra derrapagens em pisos lisos e úmidos.
Além disso, protege de laboratórios que apresentam riscos químicos, fungos e bactérias, na agricultura contra insetos presentes nas plantações e contrachoques térmicos.
No entanto, o item pode ser melhorado por meio de modulações derivando modelos que atendam a demanda, porém, seu preço encarece.
A Luva resistente a corte é feita de látex natural. Além disso, tem os materiais de borracha nitrílica. Esse EPI é usado para manipular produtos químicos como, por exemplo, derivados de petróleo e alta resistência mecânica.
São largamente utilizadas pelas indústrias e a luva nitrílica tem resistência química e mecânica superior que a de látex.
A luva de borracha natural, látex natural, não aguenta o contato com químico e danifica rapidamente no que coloca em risco o colaborador e aumenta o custo da empresa, por isso, muitas corporações optam por luvas nitrílicas.
São usadas nos seguintes segmentos: indústria metalúrgica, química, farmacêutica, siderúrgica, automobilística, entre outras.
As vantagens desse produto é que é resistente a produtos químicos como ácidos, cáusticos e solventes, perfuração, corte e abrasão.
Possui alta flexibilidade, conforto e tem palma antiderrapante, no qual facilita manuseio dos objetos molhados ou secos. Em média tem 33 cm de comprimento.
Seus diferenciais são proteção química e multiuso. A luva nitrílica pode manusear, além de produtos químicos, produtos agrícolas, óleos, higienização e serviços gerais, pintura, manutenção predial.