Uma cozinha de restaurante, ou também chamada de cozinha industrial, é um conjunto de equipamentos que permite com que os alimentos sejam preparadas de forma expressa e profissional para atender uma grande variedade de clientes e pratos que há no mercado.
Assim, cada tipo de restaurante terá um layout diferenciado, por exemplo, em uma pizzaria que quer transmitir qualidade ao seus clientes, investirá provavelmente em um forno para pizza movido a lenha.
Para que assim, o restaurante também venda muito mais do que a pizza, venda a experiência de comer o alimento assado de maneira tradicional.
Mas não é somente de fornos que vive uma cozinha, muito pelo contrário, a cozinha de um restaurante é um conjunto de equipamentos que permite que os alimentos sejam montados de forma ordenada, por exemplo, em uma linha de montagem.
Um bom restaurante não somente estará preocupado com a qualidade dos alimentos, mas também dos equipamentos, isso porque sempre dará agilidade na cozinha, sendo um grande exemplo a maquina de lavar louça.
Mas, porque ter uma cozinha industrial?
Em um restaurante, a cozinha é o coração, tudo isso porque é onde os alimentos deixam de ser meros ingredientes e se tornam um prato, cheio de sabores e gostos que sobem pela coifa de inox, fazendo com que o restaurante tenha um cheiro agradável e gostoso.
Em uma cozinha industrial, muitas pessoas trabalham, diferentemente de uma cozinha caseira – onde a coifa de ilha, normalmente é mais presente.
Além disso, a cozinha de um restaurante é essencial para manter todos os processos em ordem e também fluidos.
Principais equipamentos da cozinha de um restaurante
Uma cozinha é muito mais do que uma lava louças para restaurante, o espaço é um conjunto de equipamentos. Dentro dessa ampla lista, podemos citar alguns, são eles:
Fornos
Um dos principais equipamentos dentro de uma cozinha industrial é o forno, isso porque ele serve para o aquecimento e preparo das comidas.
Existem diversos fornos, alguns mais modernos, que vem auxiliando os processos do cozimento de alimentos, os principais tipos de forno são:
Forno turbo
Os chamados fornos turbos tem um tipo de ventoinha, que faz com que a circulação seja uniforme dentro do forna, dando potência a cocção.
Forno combinado
O forno combinado industrial preço é aquele que faz a preparação de alimentos, por meio de múltiplas combinações de calor e também de vapor.
Batedeiras
As batedeiras são outro elemento muito importante para o desenvolvimento de uma cozinha industrial. As batedeiras são de diversas formas. A batedeira planetária serve para diversos processos dentro da cozinha, como por exemplo:
- Glacês;
- Panquecas;
- Marshmallows;
- Entre outras receitas.
Refrigeração
Outro equipamento muito importante é o sistema de refrigeração, pois ele ajuda na conservação dos alimentos, além do preparo de determinados pratos, principalmente sobremesa.
Os chamados equipamentos do mise en place e os alimentos frescos conseguem isso por meio do processo de refrigeração. Há diversos tipos de sistema de refrigeração industrial:
Balcão refrigerado
O balcão refrigerado é um tipo de equipamentos que serve para conservar os alimentos por um tempo prolongado, além de manter sua qualidade.
Sua vantagem reside no fato de que ele é muito versátil, e também maximiza o espaço na cozinha e seu tampo multiuso traz agilidade ao serviço.
Geladeira comercial
Esse equipamento é chamado também de refrigerador comercial. Sua funcionalidade reside para armazenamento de bebidas e alimentos no geral, assim sendo, todos os produtos que de uma maneira ou de outra precisam ser refrigerados.
Freezer
Esse tipo de equipamento possui uma função de congelamento, de modo que sua temperatura quase sempre estão abaixo de zero, assim, sua temperatura está entre -14ºC e -25ºC.
Fritadeiras
As fritadeiras são muito importantes, principalmente porque grande parte dos pratos são compostos por insumos fritos. As fritadeiras conseguem atender a uma grande quantidade de fritura.
Esses são vendidos em unidades simples, duplas ou então triplas, sempre dependendo do tipo de restaurante onde será instalado.
Processadores de alimentos
Esse equipamento tem uma grande importância para uma cozinha industrial, esse tipo de equipamento permite com que se faça a trituração, a ralação e o corte de diversos elementos, tornando os processos mais fáceis e rápidos.
Além disso, ele também pode padronizar o tamanho dos alimentos para recheio e assim por diante.
Dessa maneira, vimos que uma cozinha é feita por diversos elementos que permitem que sejam ágeis, práticos e muito eficientes.