Identifique a melhor ferramenta para a gestão da sua empresa.
O digital, atualmente, está tão impregnado na gestão das empresas que parece que elas nasceram com isso. Algumas mais recentes realmente tiveram, desde seu início, as mídias sociais e ferramentas que as compusessem, mas negócios mais antigos adquiriram pelo bem da sua jornada futura.
Para esses antigos que se reinventaram, não foi fácil mudar toda a estrutura de negócio montada ao longo dos anos em apenas alguns meses, mas sim necessário. Essa mudança foi feita a partir da adoção de novos costumes e não a partir da criação de apenas uma nova estratégia com tecnologia incorporada.
Jorge Aldrovandi, diretor da Babel-Team, empresa especializada em inovação digital e planos estratégicos de desenvolvimento de negócios, passou recentemente, pena “enésima” vez, por essa reflexão de “precisamos inovar”.
Segundo Jorge, o contexto VUCA está aqui e chegou para ficar. VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatility (Volatilidade), Uncertainly (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade).
Da análise das quatro características, concluímos que inovar é necessário e sempre será. O VUCA é um desafio para todos, porém, médias e grandes empresas estão muito mais expostas a fenômenos disruptivos e muito menos preparadas para manter o sucesso do passado.
Pelo seu sucesso, base de clientes, margens de lucros e lentidão, viram alvo fácil de empreendedores com ideias inovadoras, visão fora da caixa e nada a perder.
Na busca de caminhos testados para inovar sempre, Jorge procurou o conhecimento científico mais atualizado e as melhores práticas para aproveitar as oportunidades que o contexto VUCA gera para a sociedade e para os empreendedores, diminuir os ricos e assegurar a transição mais tranquila e segura possível.
Nesse momento de evolução digital, nasceram inúmeras ferramentas que auxiliam a transição das empresas e facilitam a gestão delas, como administrar os contatos, agendar as tarefas, focar em gerar leads com diferentes qualificações e entregar análises do seu negócio.
Exemplos dessas ferramentas são:
– Business Model Canva
Criado nos anos 2000 por Alexandre Osterwalder, o Canvas vai além dos templates para fazer apresentações, cartões, currículos entre outros. Ele também pode ser utilizado pelas empresas como um auxílio na estrutura do modelo de negócios e na elaboração de novos projetos.
O BMC é utilizado com muita recorrência no contexto de novos empreendimentos e em startups. Além disso, incentiva a inovação, podendo ser muito útil para empresas que querem lançar novos produtos ou reposicionar a marca ou empresa.
– Infusionsoft by Keap
O Infusionsoft é a ferramenta da empresa KEAP, fundada em 2001 como startup e atualmente trabalha com ferramentas e serviços como funil de vendas, CRM, e-commerce, e-mail marketing, captação de leads, otimização da vida do cliente, automação de marketing, entre outros.
O que faz o Infusionsoft ser único e extremamente útil para pequenas e médias empresas é o fato de ter muitas funcionalidades em uma só estrutura. Funções além as citadas são criações de tarefas, a estruturação dos processos internos de forma automática, organização dos contatos por empresas, posicionamento dos leads conforme o engajamento, segmentação de listas por tags.
– RD Station
É uma ferramenta brasileira, em certa parte concorrente da apresentada anteriormente. Muito conhecida como “tudo-em-um”, reúne os principais requisitos necessários para a realização de uma estratégia de marketing digital na empresa. A ferramenta possui funções para atrair, vender e surpreender, mantendo uma boa relação com o público alvo e clientes.
Há uma função de planejamento chamada Plano de Sucesso, na qual tarefas e prazos são estabelecidos e toda a equipe fica a par do que está ocorrendo, a fim de criar uma organização coletiva.
Postagem em Mídias Sociais é uma outra funcionalidade da ferramenta, elaborando a gestão de conteúdo da empresa ao programar as postagens, lembrar as datas comemorativas e não ter a preocupação de postar em horas certa, podendo focar em outros trabalhos.
O RD Station disponibiliza layouts para landing pages, pop ups e formulários, com a finalidade de tornar os visitantes do seu site em contatos, aproveitando a oportunidade.
– Escolha
O Escolha não é uma ferramenta em si, mas uma metodologia. Nesse e-book constam 3 passos detalhados de como diminuir os riscos e aumentar as chances de crescer exponencialmente, além de mostrar onde há uma maior necessidade de atenção para que o negócio tenha maiores chances de sucesso.
São 3 etapas:
- Descoberta;
- Teste;
- Escolha.
Com 9 subdivisões abordando e detalhando cada uma das etapas. O Escolha é didático, tendo tarefas interativas para otimizar as ações, aprender e identificar o melhor nicho de mercado para atuar e o que se deve fazer para obter um sucesso garantido mais rapidamente.
Os 4 produtos, a metodologia do Business Model Canvas, os softwares Infusionsoft by Keap e RD Station e o método do e-book Escolha, são complementares para ajudar sua empresa a se transformar e melhorar a gestão. Cada um tem o seu ponto forte e ajuda a expandir um diferencial específico. O e-book é um método que, seguindo o passo a passo é passível de chegar em um sucesso maior do que o já estimado para a sua empresa.
A partir do resultado que você e sua empresa obtêm com o e-book, é hora de adquirir uma ferramenta que automatize a relação com os clientes, adicione tarefas e otimize o seu tempo, automaticamente melhorando a gestão de sua empresa.
Esse texto foi produzido originalmente pela equipe da empresa Babel-Team, especializada em inovação digital e planos estratégicos de desenvolvimento de negócios. Caso queira saber mais sobre os serviços prestados, ferramentas oferecidas e conteúdos similares, acesse: https://babelteam.com/pt/