Marketing

Marketing de influência: Conheça o processo dessa estratégia

marketing de influência

Tudo o que você precisa saber sobre o marketing de influência na prática. Confira! 

Os influenciadores digitais são contratados para divulgação de produtos e serviços em diferentes segmentos do mercado.

O curso de marketing nas redes sociais é uma ferramenta que auxilia tanto os influenciadores quanto as empresas que buscam desenvolver as melhores estratégias em seus negócios.

Mas, afinal, como montar uma boa estratégia de divulgação de marca por meio do trabalho de um influenciador digital?

Para aplicar as melhores práticas é fundamental conhecer o conceito e entender as vantagens dessa ferramenta.  

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia de marketing que consiste na utilização de profissionais com alto poder de influência em redes sociais — como Instagram, YouTube, TikTok, Facebook e LinkedIn — para divulgação de produtos e serviços. 

Esses profissionais são produtores de conteúdo independentes que se destacam por ter influência em públicos com bastante engajamento. 

Ao investir no marketing atual, a empresa consegue fazer com que o público que acompanha o influenciador conheça o seu produto ou serviço, e, eventualmente, se interesse pela sua marca.

Quais são as vantagens de utilizar essa estratégia?

Com o marketing de influência uma empresa consegue transmitir, por intermédio de uma pessoa admirada, reconhecida e confiável, informações que influenciam o consumidor na sua jornada de compra. 

A estratégia tem sido utilizada por empresas de diferentes portes e segmentos do mercado, trazendo resultados positivos. A seguir, listamos alguns benefícios experimentados por quem investe na estratégia: 

● Confiança: o influenciador digital é uma figura que transmite confiança para as pessoas que o acompanham. Dessa forma, quando ele compartilha informações sobre o seu produto, os consumidores vão levar em consideração a sua credibilidade. 

● Busca orgânica: o marketing de influência traz resultados mais rápidos se comparado com estratégias como e-mail e busca orgânica. 

● Acessibilidade e diversidade: existem influenciadores que atuam em diferentes nichos e com orçamentos variados. A empresa interessada deve buscar um influenciador que se adeque ao seu público e que cobre um valor compatível com o seu orçamento.

● Resultados: o investimento em marketing de influência traz resultados reais para a empresa, além de trazer clientes qualificados essa estratégia contribui para que a marca consiga estabelecer um vínculo a médio e longo prazo com estes consumidores. 

● Segmentação: uma das grandes vantagens do marketing de influência é que ele possibilita uma boa segmentação de público. Quando a empresa escolhe uma estratégia que mira no público certo ela tem maiores chances de alcançar os resultados esperados. 

● Imagem da marca: o marketing de influência ajuda na construção da imagem da marca. Para as empresas que estão em busca de reconhecimento, esta pode ser uma ferramenta relevante no caminho para o fortalecimento da sua imagem junto ao mercado.

Além de todas essas vantagens, o marketing de influência possibilita a implementação de estratégias em diferentes formatos: publiposts, parcerias ou campanhas.

● Publipost: a divulgação do trabalho é paga e identificada no conteúdo como publicidade. 

● Parceria: geralmente na forma de “recebidos”, o influenciador recebe os produtos da marca e, em troca, divulga a sua opinião nas redes sociais.

● Campanha: é um processo mais complexo que envolve um planejamento de uma ação criativa e inovadora visando promover maior engajamento.

Como funciona a contratação de um influencer digital?

Alguns influencers contam com assessoria enquanto outros trabalham sozinhos. Geralmente, no perfil do influenciador você encontra informações de contato. 

Caso seja assessorado por uma agência, o contato deve ser feito diretamente com a agência, por outro lado, caso não tenham uma assessoria, o contato pode ser mantido diretamente com o influenciador. 

Qual a relevância do curso de marketing em redes sociais? 

Quem trabalha na área de marketing precisa ficar atento às melhores práticas envolvendo a sua atuação profissional.

O mercado digital se atualiza constantemente e para acompanhar todas as mudanças é recomendado investir em cursos específicos.

Os cursos de marketing em redes sociais ajudam tanto os influenciadores quanto os profissionais do setor de marketing das empresas a ficarem por dentro das melhores práticas do mercado, atualizações em redes sociais e estratégias a serem implementadas visando alcançar os melhores resultados. 

Em um mercado amplamente competitivo, as empresas e influenciadores  devem estar a par das melhores ferramentas, atalhos e estratégias de divulgação de produtos e serviços usando as redes sociais.