Negócios

Por que as empresas investem em coworking?

A otimização do espaço tornou-se uma tarefa importante para reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado atual. Muitas empresas têm investido na reestruturação dos ambientes de negócios supracitados quebrando barreiras e paradigmas. Como resultado, os projetos empresariais alcançam mais inovação, dependem da troca de experiências e criatividade. E é nesse sentido que se formam os espaços em torno do espaço de coworking.

Finalmente: o que é coworking?


A colaboração é essencialmente um movimento desenvolvido pelas empresas, tanto quanto possível uma extensão do escritório, que também está disponível para quem trabalha ou trabalha como freelancer e desenvolve comunicação e partilha de experiências, criando oportunidades de negócio. Permite um crescimento mais rápido e colaborativo.

Onde ocorre o coworking?


A colaboração acontece em espaços cedidos por empresas que se tornaram locais de trabalho para os mais diversos negócios e profissionais, o que cria ainda mais oportunidades de comunicação. Dessa forma, você pode encontrar profissionais de diversas áreas, por exemplo, desde funcionários de uma Empresa de projetos hidráulicos até profissionais de fotografia freelancers.


É importante dizer que os espaços colaborativos incluem toda a estrutura de um escritório tradicional, que é aplicada a vários membros ao mesmo tempo, vários elementos básicos e adicionais, por exemplo:

Como se dá o coworking na prática?


Quer seja um profissional independente ou uma pequena ou média empresa, um espaço de coworking pode ser utilizado como escritório. Assim, quando alguém encontra um quarto, pode acessá-lo em um plano mensal fixo ou com base no número de horas gastas no quarto.


Com isso, um profissional que, por exemplo, esteja envolvido no planejamento do Projeto de cabeamento estruturado de redes, pode escolher um plano de pagamento que caiba no seu bolso.


Este tipo de escritório pode ser escolhido de acordo com a localização desejada com uma comunidade de profissionais de diferentes empresas.

Vantagens dos Espaços de Coworking


Os espaços de Coworking não seriam uma grande tendência se não oferecessem algumas vantagens aos seus usuários, como por exemplo, o investimento na contratação de uma Empresa de limpeza de poltrona. Assim, é possível abordar, por exemplo, as seguintes vantagens:

1) Custos menores do que ter um escritório


Uma das maiores preocupações dos empreendedores que iniciam um negócio é saber utilizar da melhor forma os recursos disponíveis. . É por isso que muitas empresas optaram por trabalhar em um quarto compartilhado, onde não há custos fixos como luz, telefone, água, impostos, limpeza etc. Então essa pode ser uma forma de evitar custos.


Embora nosso escritório próprio se torne um local exclusivo para o profissional individual e todos possam trabalhar nas condições que já estamos acostumados, ele vem com custos, conforme mencionado acima.


Por exemplo, as vantagens de escolher um ambiente de trabalho podem incluir uma Empresa de gestão de obras que oferece serviços para vários locais diferentes e possui um serviço de aluguel online, a maioria dos funcionários trabalha fora do escritório, comece a procurar formas de minimizar os custos do seu escritório. capacidade de desempenhar funções administrativas em um espaço de coworking.


2) O networking é intenso


Um dos fatores que atraem as pessoas para um espaço de coworking são as excelentes oportunidades de networking. Isso porque nesses locais uma pessoa pode dividir espaço com vários outros especialistas, por exemplo:

  • técnicos de TI;
  • Advogados;
  • escritores
  • Anunciantes;
  • Fornecedores;
  • E muito mais.


Essa diversidade de pessoas possibilita uma maior troca de conhecimentos e ideais, o que possibilita a parceria e a assessoria entre as empresas. Por exemplo, se um designer freelancer que desenvolve uma parceria com um Fornecedor de piso de borracha para um determinado projeto.

3) É possível focar mais


Há muitas pessoas que não podem trabalhar em casa simplesmente porque há muitas distrações. Produtos que podem reduzir a produtividade dos profissionais.


Nesse sentido, um espaço de coworking pode disciplinar os autônomos que apresentam tais dificuldades.
Isso ocorre porque outras pessoas seguem seu ritmo de trabalho e, claro, como você está pagando para estar lá, a tendência é tornar o tempo gasto o mais produtivo possível.

4) O ambiente aceita gostos diferentes


Se você procura um espaço colaborativo, coletivo ou salas de reunião, lembre-se que é um pouco mais difícil por ser um espaço coletivo.


Existem algumas salas onde é possível trabalhar individualmente, separadas dos demais participantes, a fim de manter a concentração, privacidade e silêncio. Então, dependendo do dia, sempre há espaço para todos.


Além disso, os espaços de coworking podem ter um estilo próprio, o que torna o ambiente de trabalho mais descontraído e criativo, variando de acordo com a necessidade de cada colaborador.


Assim, por exemplo, um designer de interiores pode, se desejar, desenvolver o Projeto de estrutura metálica para telhado em um espaço mais moderno que possa inspirá-lo.

5) A criatividade aumenta


Há muitas pessoas em um espaço de coworking de quem você pode ver quais técnicas funcionam, o que deu errado e o que essas pessoas aprenderam ao longo do caminho.


Ao trocar essas informações e experiências, há uma grande chance de uma pessoa que está começando receber dicas importantes para o futuro de sua empresa, para melhorar um projeto em andamento e até receber ou dar ajuda para o crescimento.


Estar em uma sala com várias pessoas com diferentes visões de mundo é muito útil para processos criativos.
Diferentes pontos de vista e opiniões podem ser úteis para o trabalho em andamento. Um profissional pode imaginar melhor o que precisa ser feito.


Esta é uma grande vantagem para os autônomos que trabalham em projetos de arte, como um designer que indica uma Aplicação de resina em piso decorativo.

Por meio deste texto, vimos que a colaboração dá às empresas boas razões para continuar investindo nesse método. Não importa que tipo de trabalho as pessoas façam, elas encontram o ambiente mais confortável para suas necessidades e gostos. Podendo contar também com sistema de ponto, para facilitar ainda mais o dia a dia.


Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do Blog do Guia de Investimentos, onde você encontra centenas de conteúdos informativos em diversos segmentos.