Por que criar um blog para sua loja online

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A publicação de conteúdo em um blog para tópicos relacionados a produtos da loja online é uma atividade que pode aumentar o envolvimento dos clientes da loja online e elevá-lo a um nível visível. posição em motores de busca como o Google.

Além disso, a utilização de um blog é necessária para que os consumidores e visitantes das lojas online possam conhecer melhor os produtos que lhes interessam.

Portanto, sendo o comércio eletrônico quase inteiramente uma forma de comércio conectada à Internet, é importante que ele saiba se posicionar no mundo digital.

Com isso, o texto a seguir tenta falar um pouco mais sobre o uso de blogs no comércio eletrônico e discutir sua importância para negócios virtuais que atuam em diversos segmentos.

O que é característico de um blog?

Um blog é um espaço onde alguém pode postar conteúdo sobre negócios ou assuntos pessoais. Para as empresas, os blogs caracterizam-se essencialmente como um fórum de conexão com consumidores e potenciais clientes (leads), o que ajuda a criar novas negociações.

No setor de comércio eletrônico, os blogs são uma forma de exibir o conteúdo produzido pelas lojas para capturar a atenção do leitor e informá-lo sobre os produtos ou serviços que oferece. Por exemplo, uma loja online que vende capa coladinha para sofá pode considerar usar um blog como uma oportunidade para falar mais sobre os capas para sofá que oferece, fazer descrições de produtos e até oferecer conselhos para combinar com o interior da casa. .

Mas por que os blogs funcionam?

Usar blogs é uma forma de aumentar o tráfego para seu site de comércio eletrônico. Para isso, os blogs costumam desenvolver conteúdos de forma que cheguem ao público-alvo no lugar e no tempo certos e tentem responder às dúvidas e necessidades das pessoas.

Por exemplo, se você precisa escolher novas banqueta inox piscina, você pode visitar um blog de compras online para descobrir qual modelo é melhor para a situação. Assim, tal loja virtual abre a possibilidade desse visitante obter mais informações sobre a empresa e seus produtos.

Vantagens de um Blog

Um blog não seria uma ferramenta de muito sucesso se não oferecesse vantagens importantes para o comércio eletrônico em geral. É por isso que todos esses benefícios são apresentados a seguir.

1) Oportunidades para aumentar as vendas

Um blog tem a capacidade de convencer o consumidor a comprar de uma determinada loja, mostrando autoridade no assunto. Portanto, os blogs devem se basear principalmente na ideia de que “a primeira impressão é a que fica”, pois é assim que o consumidor vê uma empresa como melhor do que outras.

Um exemplo disso é um fabricante de ladrilhos. Ao desenvolver um artigo sobre serviços eletricos industriais, você obterá uma imagem de profissionalismo e experiência se o conteúdo for bem escrito, compreensível e capaz de resolver todas as dúvidas e necessidades dos leitores.

Partindo da lógica de que uma empresa de e-commerce deve ser especialista em sua área de atuação, recomenda-se investir em posts que falem sobre os produtos mais recentes e conhecidos e visem dar visibilidade a eles. que ainda não foi lançado.

Além disso, é possível apoiar a qualidade das compras online pesquisando consumidores que estão satisfeitos com sua compra. Cria uma imagem positiva em torno de toda a marca.

2) O tráfego de negócios on-line está aumentando

O principal objetivo dos blogs é atrair pessoas para fazer compras on-line, o que ajuda a obter mais vendas. Isso é feito por meio de estratégias de SEO que são capazes de aumentar a visibilidade do e-commerce.

SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla que significa “otimização para mecanismos de busca” em português. Este conceito visa melhorar o posicionamento do site nos motores de busca como Google, Yahoo, Bing, etc. Por exemplo, se um engenheiro pesquisa no Google por “lavadora elétrica de piso“, os primeiros sites que aparecem na página de resultados da pesquisa são aqueles com bom desenvolvimento de tecnologia de SEO.

Mas como eles fazem isso?

A coisa mais importante que levanta sites nos resultados de busca é produzir conteúdo para o blog. Isso porque quanto mais postagens forem feitas no site, melhores serão as visualizações nos buscadores, pois essas postagens mostram que o e-commerce é intenso.

Portanto, por exemplo, um fabricantes de churrasqueiras em aço inox pode investir em conteúdos diferenciados, falando sobre os benefícios, tipos de grama e onde ela é utilizada para a grama de sua empresa. Também é importante saber como aparecer com mais frequência nos resultados de pesquisa. Porém, existem outros fatores que também fazem parte das estratégias de SEO, como:

  • posicionamento de páginas;
  • Fácil de ler;
  • Uso de palavras-chave;
  • Qualidade do conteúdo.

Um detalhe importante também é que a grande quantidade de conteúdo do blog faz com que a loja virtual apareça para os usuários em momentos diferentes. É o caso, por exemplo, de empresas de manutenção de grupo gerador que publicam uma grande quantidade de conteúdo sobre diversos temas, incluindo tipos de manutenção, máquinas que precisam de reparos, por exemplo. Isso significa que não importa o que uma pessoa esteja procurando, ela encontrará a mesma empresa.

O conteúdo deve ser publicado continuamente, sempre de alta qualidade, para que o leitor seja plenamente atendido. É possível configurar um calendário de lançamentos que determina tudo o que precisa ser feito em um determinado período de tempo.

3) Blogs abrem portas para as redes sociais

Conteúdo e texto de qualidade têm boas chances de serem compartilhados em outros canais, como as redes sociais, onde os usuários podem publicar, comentar e avaliar o conteúdo produzido por determinada loja virtual.
Tudo isso contribui para a visibilidade das lojas virtuais em novos sites. Assim, por exemplo, uma empresa que produz borrachas para pastas pode ter atenção redobrada nas redes sociais para que seu conteúdo chegue ao consumidor, e não o contrário.

Além disso, uma das características das redes sociais, que torna essa ferramenta de comunicação tão importante em plataformas como Facebook ou Instagram, permite a segmentação do público-alvo de acordo com a análise algorítmica dos gostos do usuário.
Portanto, é muito mais provável que um engenheiro receba mensagens sobre coisas como terminais eletricos do que tópicos de automóveis se não for interessante.

Considerando a importância das redes sociais, uma empresa de comércio eletrônico pode considerar investir em mais estratégias que também sejam muito úteis para construir melhores conexões com os consumidores.
Assim você pode compartilhar vídeos, infográficos, artigos aprofundados e outros tipos de conteúdo que envolvam os usuários.
Isso permite que o comércio eletrônico expanda sua influência além dos limites dos mecanismos de busca.

Não há dúvidas de que o e-commerce pode se beneficiar muito com os blogs, que são uma ferramenta cada vez mais popular nos dias de hoje.

É por meio da produção de conteúdo que as empresas podem desenvolver novas dinâmicas. Portanto, o mais importante agora não é anunciar e encher a tela do computador do usuário com propagandas, mas sim criar sutilmente o interesse pelo que é exibido, o que ajuda a manter uma relação consumidor-marca melhor, saudável e baseada na confiança.

Dessa forma, diversas Lojas Online podem ganhar maior visibilidade e poder em seu mercado, o que ajuda algumas empresas a se destacarem de seus concorrentes virtuais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.