Marketing

Sua página da Web é compatível com dispositivos móveis?

Seu site converte seus usuários em clientes? Talvez seu site seja o principal vilão da sua empresa, entenda de uma vez por todas o significado de mobile friendly e a importância de ter um site 100% funcional nos dispositivos móveis.

O que é mobile-friendly

De forma direta e simples, significa que seu site funciona totalmente nos smartphones, é 100% amigável em todos os dispositivos móveis. O Google lançou essa atualização em seu core em 2015, a partir desse ano, praticamente o sucesso está garantido para quem desenvolve um site pensando no mobile friendly.

Praticamente 80% ou mais dos acessos de qualquer site são via mobile, pensando nisso o Google já entendeu que o mundo é mobile.

Por mais que os pcs e tablets continuem sendo utilizados, o celular já faz parte de nossa cultura, praticamente pegamos o celular na mão antes mesmo de tomar café da manhã ou até mesmo levantar.

Quantas compras você já fez deitado na sua cama em uma loja virtual otimizada para mobile? Exatamente, e só foi possível realizar essa compra de duas formas, através de um aplicativo ou por uma loja responsiva e 100% mobile-friendly.

Como testar meu site, mobile-friendly?

Ter um site otimizado para o Google e compatĩvel com os dispositivos móveis é muito importante para o SEO do seu site, praticamente em qualquer lugar que você ler sobre o serviço de SEO, você vai encontrar algo sobre o mobile-friendly.

No processo de criação do seu site, teste seu site e veja se tudo está correto em relação ao celular, você pode testar diretamente pelo Google.

Teste seu site aqui e veja se ẽ compatĩvel com os dispositivos móveis.

Dicas para criar um site otimizado mobile-friendly

Na hora de desenvolver seu site, existem alguns pontos que você pode dar mais atenção para deixar tudo perfeito e ter um site otimizado para o Google.

Pense na navegação UX e UI

O primeiro passo é pensar na navegação e na experiência do seu usuário, lembre-se, o site para o mobile é diferente, a tela do computador é muito maior.

Neste caso, todas informações importantes devem ser muito bem diagramadas na tela, é fundamental: 

  • Conferir os formulários;
  • Verificar que o menu continua responsivo e otimizado;
  • Verificar se todos os botões estão clicáveis e legíveis;
  • Se os números de telefone estão com links
  • Entre diversos outros tópicos.

Após conferir e se certificar que todos esses tópicos estão sendo atendidos a navegação no site se torna muito mais fluida, facilitando a conversão do cliente.

Imagens leves e otimizadas

Um erro muito comum no SEO técnico é as imagens pesadas, muitas empresas salvam as imagens e já fazem upload em seus site, não redimensionam para o tamanho certo e nem otimizam.

O formato .jpg já é passado, o próprio Google tem seu formato otimizado WEBP. Utilize imagens em WEBP e para ícones e logotipos utilize o formato SVG.

Velocidade é um dos principais fatores de conversão nos sites, ninguẽm tem paciência para navegar em um site mega lento. Muitos sites que apostam alto no Google Ads estão neste exato momento perdendo dinheiro com um site mal otimizado, ruim e muito lento

Não abuse do JavaScript

JavaScript é um dos ítens que mais pesam, a utilização excessiva desse recurso até pode deixar o site mais bonito, mas não esqueça estamos falando de otimização mobile, não ponha em risco sua estratégia de marketing digital por causa dos JavaScript.

Faça testes, avalie se é realmente importante em sua página, se o seu site for em WordPress, preste atenção ao excesso de plugins e recursos visuais.

Ganhe dinheiro com seu site

Abordamos os principais pontos que fazem um site ser incompatível com os dispositivos móveis, existem outros detalhes que também influenciam para o mau funcionamento, mas eles podem ser resolvidos em um segundo momento.

Os principais já foram abordados ali em cima, deixe seu site otimizado e ganhe dinheiro com seu site, loja virtual ou portal de notícias e não esqueça, 80% ou mais dos acessos é via mobile, não faz nenhum sentido negligenciar ou simplesmente ignorar para sempre o mobile-friendly, a não ser que não queira ganhar dinheiro.