Se você está procurando uma carreira dentro do marketing digital, a demanda é bem grande em todas as áreas. Além disso, existem muitos empregos diferentes nesse segmento, que variam muito em termos de conhecimento e habilidades necessárias.
Dito isto, caso você tenha talento nas áreas de negócios, gerenciamento, tecnologia ou mesmo na criação de conteúdo, pode ter certeza que sempre haverá um espaço para poder trabalhar nesse setor.
Abaixo está uma visão geral de algumas das áreas que deverão ter grande demanda nos próximos anos. Confira!
● Gerentes de conteúdo e estrategistas de conteúdo
● Desenvolvedores e editores de Realidade Virtual
● Especialistas em SEO e SEM
● UX designers
● Especialistas em e-mail marketing
● Gerentes e diretores de marketing digital
1. Gerentes de conteúdo e estrategistas
O gerenciamento de conteúdo é um trabalho importante para todas as agências e equipes de marketing digital, pois toca quase todos os níveis de marketing – e envolve muito mais do que apenas a escrita e a atividade de mídia social.
Os gerentes de conteúdo precisam saber não apenas como criar conteúdo otimizado em SEO, mas também como organizá-lo, armazená-lo e gerenciá-lo de forma assertiva.
Eles precisam entender como o conteúdo se encaixa nas diferentes partes de um plano de marketing e também saber como desenvolver e distribuir o conteúdo através dos canais certos.
Além disso, podem ser responsáveis pela estratégia de mídia social, gerenciando uma equipe de escritores, criando um calendário editorial eficaz, criando vídeos envolventes, relatórios e planejamento estratégico usando análise, e muitas outras atividades relacionadas. Eles têm que coordenar equipes e trabalhar com uma variedade de clientes.
Portanto, um bom gerente de conteúdo não só deve ser um bom escritor, mas também criar um ótimo conteúdo que funcione em múltiplos canais. Eles também precisam ser bons em construir relacionamentos, criativos, organizados e auto-motivados.
2. Desenvolvedores e editores de realidade virtual.
Estes são trabalhos de mídia digital de alta tecnologia, mas a demanda por pessoas com estas habilidades disparou na pandemia da covid 19.
De acordo com a ARtillery Intelligence, o uso da realidade virtual nas empresas deve crescer significativamente em até 2023, conforme aumenta a necessidade de treinamento, reuniões e melhor atendimento ao cliente.
Esta profissão combina tecnologia e criatividade, tornando-a adequada para pessoas que estão interessadas em ambas as áreas.
Aqueles que entram neste campo geralmente vêm de projetos, jogos ou programação, pois possuem as habilidades relevantes. O objetivo é passar de assistente, testador ou editor para diretor.
Os jogos são uma grande indústria para os especialistas em Realidade Virtual, mas a tecnologia também está sendo usada em indústrias como arquitetura, construção, varejo e educação para criar experiências imersivas.
No entanto, a tecnologia está sendo cada vez mais utilizada em campanhas de marketing digital para melhorar a experiência do cliente. Se você está interessado neste campo, atualize suas habilidades de programação e design!