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Profissões do marketing digital: Confira as 06 melhores!

Se você está procurando uma carreira dentro do marketing digital, a demanda é bem grande em todas as áreas. Além disso, existem muitos empregos diferentes nesse segmento, que variam muito em termos de conhecimento e habilidades necessárias.

Dito isto, caso você tenha talento nas áreas de negócios, gerenciamento, tecnologia ou mesmo na criação de conteúdo, pode ter certeza que sempre haverá um espaço para poder trabalhar nesse setor.

Abaixo está uma visão geral de algumas das áreas que deverão ter grande demanda nos próximos anos. Confira!

●   Gerentes de conteúdo e estrategistas de conteúdo

●   Desenvolvedores e editores de Realidade Virtual

●   Especialistas em SEO e SEM

●   UX designers

●   Especialistas em e-mail marketing

●       Gerentes e diretores de marketing digital

1. Gerentes de conteúdo e estrategistas

O gerenciamento de conteúdo é um trabalho importante para todas as agências e equipes de marketing digital, pois toca quase todos os níveis de marketing – e envolve muito mais do que apenas a escrita e a atividade de mídia social.

Os gerentes de conteúdo precisam saber não apenas como criar conteúdo otimizado em SEO, mas também como organizá-lo, armazená-lo e gerenciá-lo de forma assertiva.

Eles precisam entender como o conteúdo se encaixa nas diferentes partes de um plano de marketing e também saber como desenvolver e distribuir o conteúdo através dos canais certos.

Além disso, podem ser responsáveis pela estratégia de mídia social, gerenciando uma equipe de escritores, criando um calendário editorial eficaz, criando vídeos envolventes, relatórios e planejamento estratégico usando análise, e muitas outras atividades relacionadas. Eles têm que coordenar equipes e trabalhar com uma variedade de clientes.

Portanto, um bom gerente de conteúdo não só deve ser um bom escritor, mas também criar um ótimo conteúdo que funcione em múltiplos canais. Eles também precisam ser bons em construir relacionamentos, criativos, organizados e auto-motivados.

2. Desenvolvedores e editores de realidade virtual.

Estes são trabalhos de mídia digital de alta tecnologia, mas a demanda por pessoas com estas habilidades disparou na pandemia da covid 19.

De acordo com a ARtillery Intelligence, o uso da realidade virtual nas empresas deve crescer significativamente em até 2023, conforme aumenta a necessidade de treinamento, reuniões e melhor atendimento ao cliente.

Esta profissão combina tecnologia e criatividade, tornando-a adequada para pessoas que estão interessadas em ambas as áreas.

Aqueles que entram neste campo geralmente vêm de projetos, jogos ou programação, pois possuem as habilidades relevantes. O objetivo é passar de assistente, testador ou editor para diretor.

Os jogos são uma grande indústria para os especialistas em Realidade Virtual, mas a tecnologia também está sendo usada em indústrias como arquitetura, construção, varejo e educação para criar experiências imersivas.

No entanto, a tecnologia está sendo cada vez mais utilizada em campanhas de marketing digital para melhorar a experiência do cliente. Se você está interessado neste campo, atualize suas habilidades de programação e design!

3. Especialistas em SEO/SEM

SEO e SEM são cruciais para campanhas sólidas de marketing digital, e alguém que possa demonstrar conhecimento técnico e experiência em marketing digital, especialmente em termos de gestão, será um grande destaque na área.

Especializar-se em SEO e SEM pode ser difícil, também porque os algoritmos dos mecanismos de busca estão em constante mudança.

As empresas precisam acompanhar os novos desenvolvimentos e entender como trabalham juntas para proporcionar um retorno de investimento consistentemente alto, e quanto maior o negócio, mais difícil isto pode ser.

Além disso, os sites de comércio eletrônico e aqueles cujos lucros dependem do tráfego do site são particularmente dependentes de uma estratégia SEO/SEM forte e harmoniosa.

A maioria das empresas quer ter um alto índice de resultados nos mecanismos de busca e, portanto, precisa de pessoal com experiência nestas áreas.

De acordo com a SEO Basics, a demanda por especialistas em SEM está aumentando quase 100% ao ano, enquanto a demanda por especialistas em SEO continua a crescer a ponto de haver uma escassez de habilidades no mercado de trabalho.

4) UX designer

Os designers de experiência do usuário (UX) são responsáveis pelo desenvolvimento geral de websites e aplicações de marketing digital.

Os designers UX se concentram em compreender o website em termos da experiência geral de marketing, de modo que precisam conhecer tanto o público-alvo quanto o produto ou serviço de dentro para fora.

Seu papel é fundamental para otimizar um site de comércio eletrônico para conseguir que clientes potenciais naveguem e comprem.

Eles normalmente lideram projetos de design visual e testes, prestando muita atenção à usabilidade do website ou aplicativo para melhorar a experiência do usuário do início ao fim.

5. Especialista em e-mail marketing

O e-mail marketing é um exemplo de uma área especializada de desenvolvimento de conteúdo e marketing. Os responsáveis pelo e-mail marketing são especialistas em marketing com experiência em redação e edição.

Os e-mails continuam sendo um dos formatos de conteúdo mais eficazes. Para fazer isso bem, você precisa escrever persuasivamente e saber como desenvolver uma estratégia eficaz de e-mail marketing.

A qualidade de seus contatos é a chave para o sucesso no e-mail marketing. Portanto, é importante saber como aumentar seu banco de dados sem perder clientes potenciais.

O e-mail marketing é principalmente uma atividade de geração de leads. Portanto, especialistas trabalham com gerentes de marketing digital e/ou gerentes de conteúdo em campanhas direcionadas para converter leads em vendas.

6. Gerentes e diretores de marketing digital.

Um gerente de marketing digital ou diretor criativo eficaz deve ter um sólido conhecimento de marketing e negócios.

Eles devem ter um histórico comprovado de planejamento estratégico e execução, incluindo o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital e previsão financeira.

Aqueles em tais posições também devem ser capazes de delegar, assumir riscos, aderir às decisões tomadas e planejar o futuro com firme liderança.

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