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Propaganda visual: 9 insights para promover sua loja

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Quer aumentar as suas vendas? Então, prepare-se para as dicas que vão ajudar você promover a sua loja utilizando a exposição adequada de mercadorias e equipamentos para loja.

Algumas dessas dicas ajudam a impulsionar seus números de forma significativa, com apenas alguns passos como:

  1. Mudar seus expositores mensalmente;
  2. Expor os produtos certos;
  3. Agrupar por características;
  4. Ter áreas de exibição perto da porta;
  5. Adicionar elementos chamativos em seus displays;
  6. Ajustar a iluminação;
  7. Colocar placas chamativas;
  8. Mover seus expositores;
  9. Monitorar seu estoque.

1. Mudar seus expositores mensalmente

As temporadas de promoções nas lojas de roupas são curtas e os produtos promocionais têm uma vida útil curta. O mesmo acontece na Prateleira para supermercado, principalmente quando se trata de perecíveis.

Por exemplo, os itens de liquidação de inverno devem ficar todos juntos no mesmo balcão, como um setor a parte. Sinalize para que todos saibam que ali há itens a um preço mais barato.

2. Expor os produtos certos

Um cliente responde prontamente àquilo que mais deseja comprar. Por exemplo, não exiba sempre o mixer de mão mais barato na prateleira quando um mixer sofisticado e tecnológico for o que todo aspirante a chef de cozinha deseja.

Só porque o cliente precisa de um mixer, não significa que ele não vá querer o modelo caro. Por isso, exiba-o bem.

Mas é claro que é interessante expor os produtos mais baratos também. Eles só não precisam ser sempre o centro das atenções.

3. Agrupar por características

Organize os produtos por cor. As combinações de cores podem atrair a atenção no varejo, como vermelho, branco e preto.

Tente cores relacionadas ou contrastantes. Os olhos dos consumidores rapidamente entendem e seguem nessa direção, então evite exibições monocromáticas, a menos que isso faça parte da identidade visual “clean” da sua loja.

4. Ter áreas de exibição perto da porta

Comece com a área de exibição mais próxima da porta da frente e coloque seus itens mais novos e mais caros no centro das atenções.

Certifique-se de ter vários níveis de altura e produtos suficientes para que o cliente possa pegar e tocar sem ter que desmontar totalmente seu monitor.

5. Adicionar elementos chamativos em seus displays

Encontre um item totalmente não necessariamente relacionado ao conjunto do seu display e posicione-o estrategicamente. Ele serve como um adereço chamativo.

Seu único objetivo é atrair a atenção do seu cliente. Adicione uma fritadeira para completar o seu display de mixers, por exemplo.

Não é necessário adicionar um acessório a cada exibição, mas a ideia deve ser marcar presença, por isso, tire a mercadoria do Container almoxarifado e faça promoções.

6. Ajustar a iluminação

Lembre-se, a luz faz a mercadoria se destacar na loja. Por isso, prepare um local com iluminação diferenciada se quer chamar a atenção para determinados itens.

Considere usar uma fonte de luz existente ou uma forma de luz abaixo com pequenas luzes pontuais.

7. Colocar placas chamativas

Adicione alguns sinais bem posicionados e bem pensados que chamem atenção para a mercadoria. Certifique-se de que as frases sejam curtas e fáceis de ler. Utilize fontes grandes.

Sinais manuscritos com marcadores são bons para a banca de limonada de uma criança, mas em qualquer outro lugar eles tendem a parecer amadores.

Por outro lado, nunca coloque uma placa que diga “não toque”, pois ela afasta o cliente.

8. Mover seus expositores

Mova as exibições existentes ao redor do piso de vendas quando novas mercadorias entrarem.

Como os novos produtos ainda estarão sendo vendidos, troque seus monitores duas semanas após a chegada deles. Mova um da frente para o meio da loja e o outro do meio para trás.

9. Monitorar seu estoque

Monitore as impressões do seu computador e os níveis de estoque semanalmente. Se algo realmente acontecer, esteja preparado para reordenar imediatamente.

Se você vendeu pelo seu inventário e não tem estoque de volta, mude seu plano visual de merchandising para algo que você tenha em abundância no Container.

Se algo não vender, tente mover o mesmo monitor para outro local antes de desistir dele.

Enfim, existem várias estratégias e recursos visuais para você chamar a atenção do seu público. Na maioria das vezes, essas estratégias são dinâmicas e variam conforme o comportamento do consumidor.

Por isso, é importante ficar atento ao dia a dia da loja e, até mesmo, consultar os vendedores sobre as tendências de compras dos consumidores.

Seguindo essas 9 dicas, você vai conseguir promover os itens da sua loja e trabalhar com o estoque parado. Lembre-se de que o estoque parado significa prejuízo e você não vai querer ficar no vermelho.

Aproveite as temporadas e faça liquidações, com algumas peças a preço de custo para não perder clientela, principalmente se você trabalhar com roupas.

As coleções mudam a cada estação e não podem, na maioria das vezes, serem aproveitadas em outras temporadas. Fique atento e bons negócios!