A construção de um relacionamento estratégico com fornecedores consiste em formar uma relação com a empresa fornecedora de modo que esse vínculo contribua para o crescimento do seu negócio.
Em outras palavras, quer dizer que essa estratégia vai muito além de apenas contratar uma companhia que promova o abastecimento de insumos e/ou a oferta de serviços que a sua empresa precisa para manter o fluxo produtivo.
A ideia com esse modelo de relacionamento é enxergar e tratar os fornecedores como um dos pilares de sucesso de um negócio. Afinal, sem esse braço para respaldar as ações da sua organização, dificilmente você conseguirá atender seus clientes finais.
A questão aqui é até bastante simples: problemas no abastecimento geram contratempos na fabricação de produtos e/ou entrega de serviços. Com isso, seu negócio não consegue cumprir os prazos e, consequentemente, não tem como atender o volume de demandas do seu público-alvo.
Isso gera descontentamento dos consumidores, levando à perda de vendas, de faturamento e comprometimento da sua marca. Em suma, é praticamente uma “bola de neve” que impacta seriamente na lucratividade e no sucesso da sua companhia.
Apenas com essa explicação inicial, a importância de formar uma relação estratégica com as empresas fornecedoras deve ter ficado clara, certo? Mas a pergunta que deve estar na sua mente agora é: como fazer isso?
Siga a leitura deste artigo e confira sete dicas de como construir um relacionamento estratégico com fornecedores.
Como construir um relacionamento estratégico com fornecedores?
Construir uma relação estratégica com fornecedores consiste em adotar medidas que colaborem para que essa contratação impacte positivamente no crescimento e no sucesso do seu negócio.
Parte de uma boa gestão de fornecedores, algumas das boas práticas que podem ser adotadas para isso são:
- Alinhar os objetivos da sua empresa à dinâmica do fornecedor;
- Estruturar um bom fluxo de comunicação;
- Valorizar qualidade acima de preço;
- Cumprir com os compromissos firmados;
- Acompanhar pontualmente o desempenho do fornecedor;
- Contar com mais de uma empresa fornecedora;
- Usar bons recursos tecnológicos.
Para que não restem dúvidas sobre os pontos levantados, vamos abordar cada tópico separadamente.
Alinhar os objetivos da sua empresa à dinâmica do fornecedor
Assim como acontece nas relações interpessoais, quando há alinhamento de objetivos e propósitos, a convivência se torna muito mais dinâmica e satisfatória para todos os envolvidos.
Por isso, nossa primeira dica sobre como construir um relacionamento estratégico com fornecedores consiste em identificar e contratar empresas que pensem e atuem sob as mesmas diretrizes e perspectivas que a sua.
Por exemplo, se o seu negócio não abre mão de boas práticas ESG, fechar parceria com um fornecedor que pense e trabalhe da mesma forma evita atritos e diversos riscos para sua empresa.
Riscos esses que, se não considerados e trabalhados, afetam seriamente o sucesso e o crescimento da sua companhia.
Estruturar um bom fluxo de comunicação
Seguindo essa linha de raciocínio, um bom fluxo de comunicação é fundamental na construção de um relacionamento com os fornecedores, especialmente quando esse é planejado estrategicamente.
Ruídos nas conversações, solicitações não transmitidas ou passadas erroneamente e descentralização de informações são apenas alguns exemplos de problemas que podem afetar seriamente a comunicabilidade entre sua empresa e a fornecedora.
A fim de evitar transtornos como esses, algumas medidas que podem ser adotadas são determinar quais serão os canais oficiais de conversação, estabelecer um fluxo de troca de mensagens e definir quem serão os responsáveis pela transmissão de informações.
Valorizar qualidade acima de preço
Na política de relacionamento com fornecedores da sua companhia, pode até estar indicada a busca por saving. Entretanto, quando se está pensando estrategicamente, é essencial ponderar bastante sobre a conquista de um bom equilíbrio entre preço e qualidade.
O que estamos querendo dizer aqui é que tentar saving a todo custo pode trazer mais prejuízos do que vantagem para o seu negócio – e, muitas vezes, sair mais caro financeiramente falando.
Além disso, essa forma de atuação tende a afetar seriamente o relacionamento com as empresas fornecedoras.
Obviamente, você e seu time de compras e procurement devem encontrar fornecedores que trabalhem com valores que não onerem o orçamento da companhia, nem que impactem negativamente a margem de lucro na comercialização do produto/serviço final.
Porém, o gestor de compras do futuro compreende que saving deve ser atrelado a resiliência, inovação e diversidade da base de fornecedores.
Cumprir com os compromissos firmados
Construir um relacionamento estratégico com fornecedores é uma via de mão dupla. Isso significa que, ao mesmo tempo em que você precisa encontrar empresas fornecedoras que cumpram o acordado na contratação, seu negócio também precisa executar a parte pela qual é responsável.
Pagar os fornecedores em dia, por exemplo, é uma das medidas que contribuem significativamente para a estruturação de uma relação mais concreta, transparente e duradoura.
Além disso, quando sua companhia cumpre com a parte financeira dessa parceria, as chances de haver interrupção no fluxo de abastecimento diminuem, e por consequência evita que sua produção e entrega de produtos/serviços seja afetada.
Acompanhar pontualmente o desempenho do fornecedor
Por mais que tudo esteja indo bem no relacionamento com seus fornecedores, é fundamental que eles sejam avaliados periodicamente.
A avaliação de fornecedores é um processo que tem por objetivo mensurar o desempenho dessas empresas. Para isso, são considerados critérios como:
- Qualidade das matérias-primas e/ou serviços prestados;
- Cumprimento dos prazos de entrega;
- Capacidade para ajustar demandas, entre outros relacionados.
Ao fazer esse acompanhamento de tempos em tempos, você e seu time de compras e procurement têm a chance de identificar comportamentos e ações dos fornecedores que já estão ou podem afetar sua supply chain.
Isso gera a oportunidade de resolver a questão antes que ela desencadeie problemas mais sérios para sua companhia.
Contar com mais de uma empresa fornecedora
Outra importante dica sobre como construir um relacionamento estratégico com fornecedores é não se tornar dependente de uma única empresa.
Neste caso, estamos nos referindo a dois cenários estratégicos, que são promover a concorrência saudável entre os fornecedores e evitar riscos de desabastecimento para o seu negócio.
No primeiro ponto, quando o fornecedor tem ciência de que há outros participantes na cadeia de suprimentos do seu negócio, a tendência é se dedicarem para entregar diferenciais que justifiquem a permanência e a continuidade da parceria.
No segundo, é preciso ter em mente que nenhuma organização está livre de problemas que podem refletir na sua rotina. Desse modo, se um fornecedor tiver imprevistos, sua empresa terá outro, já qualificado e devidamente cadastrado, para suprir essa brecha.
Usar bons recursos tecnológicos
Como você pôde ver, são várias as ações que precisam ser adotadas para a construção de um relacionamento estratégico com fornecedores. Certamente, fazer todos esses processos manualmente demanda tempo e pode contribuir para diversas falhas.
Considerações finais
Por essa razão, nossa última dica para a estruturação de uma relação satisfatória com as empresas fornecedoras que atendem o seu negócio é a utilização de softwares de gestão de fornecedores.
Ao ter a tecnologia como sua aliada nessa tarefa, é possível obter vantagens como:
- Identificação mais rápida de fornecedores qualificados;
- Redução dos riscos característicos desse tipo de contratação;
- Aumento da eficiência das atividades de compras e procurement;
Além disso, há também o acompanhamento do desempenho dos fornecedores de maneira mais pontual e precisa, entre outras.
Este artigo foi escrito por Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!