Empresas

Tudo o que você precisa saber sobre desenvolvimento de sistemas [GUIA]

desenvolvimento de sistemas

Você sabe o que o desenvolvimento de sistemas pode fazer pela sua empresa? Eles são responsáveis pela criação de softwares e programas de computador, com foco em automação de processos e simplificação da rotina.

Se você ainda não tem muito contato com o segmento, saiba que o nosso país tem uma das maiores comunidades de pessoas desenvolvedoras de software do mundo, com crescimento de 39% ao ano no GitHub em 2022.

Os dados são do relatório anual State of the Octoverse, divulgado no portal Olhar Digital.

Diante de um mercado tão aquecido, é comum ter dúvidas sobre como funcionam as empresas prestadoras desse serviço, e principalmente o que considerar antes de contratar uma. Ao longo deste artigo, te ajudaremos a encontrar respostas para estas e outras questões.

O que é desenvolvimento de sistemas?

Desenvolvimento de sistemas é o processo de criação de programas, softwares e ferramentas para dispositivos como computadores, notebooks, celulares e tablets.

Uma empresa com foco nessa atividade busca encontrar formas de automatizar processos de Tecnologia da Informação (TI), integrando-os aos processos de rotina dos clientes.

Além de desenvolver soluções tecnológicas e de automação, o profissional de desenvolvimento de sistemas conhece as tendências da área e sabe como colocar em prática conceitos como internet das coisas, computação em nuvem, etc.

Entre as principais atividades do escopo de um profissional ou empresa focada em desenvolvimento de sistemas estão:

  • Criação, desenvolvimento e atualização de programas;
  • Avaliação de performance dos sistemas;
  • Gestão de serviços em rede;
  • Desenvolvimento web;
  • Gerenciamento de aplicações para dispositivos móveis;
  • Gestão de serviços em nuvem.

Entre algumas outras atividades.

Sistemas de informação ou análise e desenvolvimento de sistemas: estamos falando da mesma coisa?

Muitas pessoas tratam sistemas de informação e análise e desenvolvimento de sistemas como sinônimos. Entretanto, é importante dizer que há diferenças estruturais entre as rotinas de trabalho.

Profissionais e empresas com foco em sistemas de informação têm como atividade-chave a programação de softwares.

Por outro lado, os analistas de desenvolvimento de sistemas têm um olhar mais analítico sobre seus projetos. Logo, coordenam suas iniciativas a partir da avaliação do cenário como um todo e incluem, em sua rotina de trabalho, a avaliação de performance e as ações de melhoria.

Como funciona uma empresa de desenvolvimento de sistemas?

Agora que você já sabe o que é desenvolvimento de sistemas, é hora de entender um pouco mais sobre a rotina desse importante parceiro corporativo.

A essência do trabalho de organizações focadas no desenvolvimento de programas e softwares se mantém semelhante à dos profissionais com essa formação.

A diferença é que, em uma empresa, é comum que a atuação dos analistas e desenvolvedores seja segmentada e que funcione a partir de solicitações e alinhamentos feitos com seus clientes.

Em resumo, podemos dizer que uma empresa de desenvolvimento de sistemas foi criada com o intuito de oferecer serviços de qualidade na criação de aplicativos e sistemas, pode abraçar projetos de escala industrial e geralmente atua como parceira terceirizada de outras empresas.

Por que é importante ter uma empresa dessa como parceira?

Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: mas por que a minha empresa precisa de um fornecedor de desenvolvimento de sistemas se já tem um setor de TI?

A verdade é que há, sim, muitas soluções prontas disponíveis para aquisição no mercado (e algumas delas nem exigem investimento financeiro!).

Entretanto, o principal diferencial de ter um parceiro focado em desenvolvimento de sistemas é a personalização.

Muitas empresas e analistas de TI já perceberam que ter acesso a produtos e serviços customizados, de acordo com suas demandas, impacta positivamente nos resultados.

Sendo assim, ter uma empresa terceirizada de desenvolvimento de sistemas pode ajudar a otimizar processos, satisfazendo o cliente interno (os colaboradores) e, paralelamente, oferecer serviços e produtos com mais agilidade e assertividade ao consumidor final.

Vantagens de contratar uma empresa de desenvolvimento de sistemas

A customização do serviço prestado é apenas um dos benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento de sistemas.

Se você ainda está na dúvida sobre a pertinência dessa parceria no seu negócio, aqui vão mais alguns argumentos em favor da terceirização.

1- Personalização da equipe

A partir do momento em que sua empresa contrata um prestador de serviços especializado em desenvolvimento de sistemas, tem acesso a um time personalizado conforme suas necessidades.

Suponhamos que a maior demanda do seu negócio seja a criação de um sistema de gestão próprio. Nesse caso, a equipe disponibilizada terá, sobretudo, profissionais com expertise em programação.

Se, por outro lado, a demanda for de configuração e adequação de softwares a diferentes dispositivos, a formação da equipe do fornecedor será outra.

Além de destacar profissionais com habilidades específicas para atender às necessidades da sua empresa, o parceiro apresenta relatórios e mostra de que forma as atividades desenvolvidas geram resultados.

2- Economia de recursos

Outro ponto-chave na contratação de parceiros focados em desenvolvimento de sistemas é o custo-benefício.

Na prática, isso significa que, ao fechar negócio com uma empresa parceira, você economiza tempo e dinheiro, primeiro porque não é necessário deslocar profissionais do seu time de TI para focar em analisar cenários, criar projetos e executar estratégias.

Adicionalmente, não será necessário investir recursos financeiros em logística, espaço físico, ferramentas e cursos para atualizar os conhecimentos da equipe.

3- Atendimento exclusivo

A exclusividade é, sem dúvidas, outro ponto forte da contratação de uma empresa de desenvolvimento de sistemas.

Isso porque, ao assinar um contrato, é possível adicionar cláusulas que restrinjam o compartilhamento das soluções desenvolvidas para sua empresa com outros clientes.

Além disso, naturalmente, as características dos produtos e serviços oferecidos já serão bastante específicos e direcionados para sanar as dores do seu negócio, o que faz com que tenham particularidades que se encaixam especialmente na realidade da sua empresa.

4- Acesso a tecnologias e ferramentas de ponta

Por fim, é importante destacar que as empresas cujo core business é o desenvolvimento de sistemas têm equipes profissionais de alta performance.

Na prática, isso significa que os analistas e desenvolvedores dedicados ao seu projeto estão atentos às tendências do mercado, acompanham as mudanças do setor e incorporam com mais facilidade novas tecnologias e metodologias de trabalho à rotina.

Como escolher uma empresa de desenvolvimento de sistemas?

Agora que você já conhece todos os benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento de sistemas, é hora de descobrir o que levar em conta no momento da pesquisa. Atente-se a aspectos como: 

  • Tempo no mercado;
  • Avaliações de clientes antigos;
  • Escopo do serviço prestado;
  • Disponibilidade do suporte.

A propósito, conheça e compare diversas empresas de desenvolvimento de sistemas para encontrar aquela que melhor se encaixe em suas demandas.

Este post foi escrito especialmente para o blog Markplan e é uma iniciativa do oHub para apresentar o que são as empresas de desenvolvimento de sistemas e sua importância no mercado.