Organizado pela National Retail Federation (NRF), o Retail’s Big Show é conhecido mundialmente como o maior e mais importante evento do varejo. Apresentando tendências, novidades e expectativas para o setor, a NRF 2023 deu destaque para temas como: experiência do cliente, sustentabilidade e gestão baseada em dados.
O evento anualmente reúne representantes das maiores empresas varejistas do mundo, especialistas, fornecedores e personalidades para debater o momento do mercado e o que deve ser tendência no varejo nos próximos anos. Logo, é uma ótima oportunidade para fazer networking e, é claro, ficar por dentro das novidades.
Sendo assim, acompanhar a NRF é importante para conhecer as novas perspectivas da indústria e, ao mesmo tempo, alinhar-se ao que as marcas mais proeminentes do setor estão fazendo para se adaptar aos novos rumos do mercado.
Quer ficar por dentro dos principais pontos discutidos na edição deste ano? A gente te conta!
Neste post, explicamos o que é a NRF, como foi a edição 2023 e quais são as maiores tendências de varejo que estarão em alta nos próximos anos.
O que é a NRF?
NRF é a sigla para National Retail Federation, que em português significa Federação Nacional do Varejo, e se refere à maior associação varejista do mundo.
Localizada nos Estados Unidos, a entidade é composta por mais de 4,2 milhões de empresas, que incluem e-commerces, bares, restaurantes, cadeias de lojas etc.
A NFR tem como função representar e defender os interesses do setor de varejo, atuando como seu porta-voz.
Também desenvolve pesquisas e análises de mercado, gerando insights importantes para seus membros e para o público em geral. Além, é claro, de organizar eventos, como é o caso do NRF Retail’s Big Show.
Logo, se você quer ficar por dentro das maiores tendências de mercado do varejo, é importante acompanhar tudo o que acontece nesses eventos.
Como foi a NFR 2023?
A NRF 2023 ocorreu na cidade de Nova Iorque, entre 15 e 17 de janeiro. Para dar uma dimensão da magnitude do evento, nos três dias, a feira teve mais de 175 sessões, reunindo 350 palestrantes e mais de 1000 expositores.
Não é à toa que este é o maior evento de varejo do mundo, concorda?
Além de debater o pós-pandemia de Covid-19, os participantes puderam conhecer e explorar novos modelos de negócios e tecnologias inovadoras, que devem ditar o que estará em alta nos próximos anos.
Confira, no vídeo abaixo (em inglês), um resumo de como foi a NRF 2023:
Agora, que tal falar um pouco sobre as tendências do mercado de varejo que foram destaques no evento?
4 tendências do varejo apresentadas na NRF 2023
A convenção Retail’s Big Show é uma feira conhecida por ditar os rumos do mercado. Afinal, o evento reúne os maiores players do mercado, gente com autoridade e muita experiência para compartilhar.
Neste sentido, a NRF 2023 não foi diferente, trazendo inovações e as principais tendências do varejo para o futuro. Separamos os elementos de maior destaque, que você confere agora:
1. Foco total no cliente e em suas experiências
Cada vez mais, as pessoas têm se dado conta de seu poder de escolha, percebendo-se protagonistas em suas relações de consumo. Neste contexto, a experiência de compra é um elemento decisivo para a satisfação e fidelização.
E, para entregar tudo o que o cliente espera, é preciso tê-lo no centro das atenções, entender suas preferências e necessidades para, assim, oferecer um serviço personalizado, capaz de atender às suas expectativas — e até superá-las.
Então, ao invés de focar apenas na divulgação do produto, que tal entender o que os clientes esperam da sua marca e, finalmente, descobrir como encantá-lo?
Ofereça experiências diferenciadas, a fim de gerar conexões verdadeiras e, por conseguinte, construir relacionamentos duradouros e produtivos.
2. Cultura data-driven
Como era de se esperar, a tecnologia foi um dos grandes destaques da NRF 2023.
Nunca antes, na história da humanidade, produzimos tantos dados como hoje — e isso só tende a aumentar ainda mais! Fazer bom uso dessas informações é o que irá diferenciar empresas de sucesso daquelas que ficarão pelo caminho.
O termo data-driven se refere justamente à uma tomada de decisões estratégica, feita com base em inteligência de mercado e utilizando a ciência de dados como combustível para encontrar o melhor caminho para o desenvolvimento.
Inclusive, é por meio desses dados que somos capazes de conhecer nossos clientes a fundo, de modo a construir uma jornada personalizada e envolvente, além de desenvolver serviços e produtos à altura de suas expectativas.
3. Omnichannel
Ainda falando sobre experiência do cliente, temos o omnichannel como elemento-chave para uma jornada de compra mais fluída e consistente.
Conforme apresentado na NRF 2023, o modelo omni é capaz de conferir mais autonomia ao consumidor, que pode transitar livremente entre diferentes canais.
Assim, diante da grande ascensão do digital que presenciamos nos últimos anos, o espaço físico se transforma em uma extensão importante dessa jornada, podendo ser utilizado para gerar experiências mais próximas, contribuindo para sua decisão.
4. Sustentabilidade
A recente crise gerada pela pandemia de Covid-19 abriu os olhos do mundo para problemas latentes, que nem sempre recebiam a devida atenção.
Para além da crise sanitária, há diversos pontos que devem ser trabalhados para termos uma sociedade mais justa e igualitária, e as empresas têm um importante papel nisso.
Cada vez mais empresas têm adotado o ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), uma abordagem voltada a entender os impactos que suas operações geram, firmando um compromisso com a causa por meio de ações focadas em:
- preservação do meio ambiente;
- promoção da diversidade;
- redução das desigualdades;
- atuação ética e responsável.
Por isso, investir no desenvolvimento sustentável para reduzir os impactos causados na natureza e na sociedade teve destaque na NRF 2023 e está entre as tendências do varejo para os próximos anos.
Sua empresa está preparada para o futuro?
A edição de 2023 da NRF foi a primeira pós-pandemia, logo, em certo sentido, foi marcada por um cenário de retomada do varejo. Acontece que o mundo mudou.
Durante este período, vimos a ascensão do comércio digital, desenvolvendo novos hábitos nos consumidores, que rapidamente se adaptaram às novas regras do jogo.
O foco na experiência do cliente é uma necessidade latente, e o uso de dados, assim como a adoção do omnichannel e de práticas sustentáveis, vêm nos ajudar a desenvolver uma jornada mais completa e personalizada.
Ou seja, se o comportamento do cliente mudou, cabe às empresas se reinventar.
Aí está a importância de um evento como o NRF 2023, reunindo as maiores mentes do mercado para apresentar as principais tendências do varejo para o mundo.
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