Você ainda não sabe o quão importante é a otimização de checkout e página de checkout para garantir um processo seguro para todos os seus clientes e visitantes do endereço da web? Então está na hora de mudar essa realidade.
Confira, neste artigo, as principais dicas para implementar um checkout seguro e permitir que a taxa de abandono do carrinho de compras seja reduzida drasticamente, melhorando a receita do seu site.
Comece simplificando o processo de checkout
Antes de mais nada, será necessário simplificar alguns processos que ocorrem, geralmente, em uma página de checkout. Confira, abaixo, quais são eles e como é possível otimizar as opções disponíveis:
- Realize o checkout em uma única página: use uma única página que tenha todas as informações e formulários relevantes, em vez de páginas separadas para as várias etapas do processo de checkout;
- Forneça a opção de checkout de convidado: a função serve para aqueles consumidores que não desejam criar uma conta para fazer uma compra, pois geralmente essa etapa requer muito tempo;
- Faça com que os campos desnecessários desapareçam: basta solicitar os detalhes de que você realmente precisa, como informações de contato, endereços de envio e cobrança e informações de pagamento;
- Use o preenchimento automático: preencha previamente os dados que o consumidor já inseriu, como nome e endereço de entrega, usando o preenchimento automático;
Você pode simplificar o procedimento de checkout e aprimorar a experiência do usuário em seu site de comércio eletrônico colocando esses métodos em prática, sem a necessidade de investir grandes quantias ou realizar mudanças radicais.
Utilize indicadores de progresso
As etapas abaixo explicam como usar indicadores de progresso para o processo de checkout de uma loja de comércio eletrônico:
- Verifique quantas são as etapas necessárias para o checkout: acompanhe quantas etapas são necessárias para concluir uma compra em seu site.
- Crie uma barra de progresso: ou adicione outra indicação que mostre ao consumidor quanto tempo ele está e quantas etapas faltam no processo de finalização da compra. Crie uma barra de progresso ou indicação que seja fácil de ver, clara e agradável aos olhos;
- Coloque a barra de progresso ou indicação em um local visível: a barra de progresso precisa ser colocada em um local visível na página de checkout, como a parte superior ou inferior;
- Adicione uma barra de progresso em tempo real ou atualização do indicador: à medida em que o cliente conclui cada etapa do processo de checkout, a barra de progresso ou indicador precisa ser atualizado em tempo real. Como resultado, o consumidor sente que está progredindo e o tempo percebido e o esforço necessário para concluir a compra são reduzidos.
Você pode diminuir o abandono do carrinho e melhorar a experiência geral do usuário de seus clientes adicionando um indicador de progresso durante o processo de checkout em sua loja online, além de gerar um checkout seguro.
Implemente um checkout de convidado
Existem várias maneiras de usar o checkout de convidado para uma loja online para melhorar o processo de checkout:
- Maior conveniência: o processo de checkout do convidado torna a compra de produtos mais fácil e rápida para os clientes. Sem ter que passar pelo processo demorado de criar uma conta, eles podem concluir sua transação;
- Redução de abandono de carrinho: o check-out do convidado reduz o atrito que pode resultar no abandono do carrinho para clientes que não desejam registrar uma conta;
- Melhor experiência do usuário: ao oferecer aos clientes maior flexibilidade e opções sobre como desejam concluir suas compras, o checkout do convidado oferece uma melhor experiência do usuário;
- Crescimento das vendas: ao permitir que os visitantes façam check-out, você pode aumentar sua receita de tráfego que, de outra forma, poderia ter abandonado seus carrinhos de compras devido a um processo de checkout demorado ou confuso.
Certifique-se de mostrar a opção de forma destacada em sua página de checkout e mantenha o procedimento o mais direto e simplificado possível ao implementar o checkout de convidado para sua página de checkout Não exija que o cliente crie uma conta; simplesmente prefira coletar as informações necessárias para concluir a transação.
Otimize seus formulários
Ao otimizar os formulários, muitos benefícios poderão ser obtidos. Confira, abaixo, como fazer isso:
- Encurte os formulários: não peça mais detalhes do que os absolutamente necessários para concluir a transação. O abandono do carrinho pode resultar de formulários longos com mais campos;
- Use rótulos claros e sucintos: para simplificar a compreensão dos clientes sobre quais informações são solicitadas, use rótulos claros e sucintos para cada campo do formulário;
- Use espaços reservados e dicas de ferramentas: isso vai ajudar a esclarecer as informações necessárias para cada campo do formulário e reduzir a possibilidade de erros. Isso também ajuda a obter um checkout seguro;
- Use preenchimento automático e texto preditivo: ao preencher previamente as informações que o cliente já enviou, o preenchimento automático e o texto preditivo podem ajudar a agilizar o processo de checkout;
- Use formulários compatíveis com dispositivos móveis: use design responsivo e campos de entrada compatíveis com dispositivos móveis para garantir que seus formulários estejam preparados para uso em dispositivos móveis.
Os formulários da sua página da web podem ser aprimorados para diminuir o atrito e aprimorar a experiência do cliente, o que pode aumentar as vendas e diminuir o abandono do carrinho.
Ofereça várias formas de pagamento
Várias opções de pagamento podem ajudar o processo de uma página de checkout a reduzir o abandono e melhorar a experiência do cliente. Confira, abaixo, os principais benefícios:
- Conveniência: oferecer aos clientes uma variedade de métodos de pagamento permite que eles tenham mais flexibilidade e escolha na forma como desejam pagar suas compras, o que pode melhorar a experiência do usuário como um todo;
- Maior interesse: o atrito pode fazer com que os clientes abandonem seus carrinhos de compras, portanto, é importante fornecer a eles opções de pagamento confiáveis e familiares;
- Aumento das taxas de conversão: ao tornar mais fácil para os clientes finalizarem suas compras, oferecer diferentes alternativas de pagamento pode ajudar a aumentar as taxas de conversão;
- Vendas no exterior: ao disponibilizar formas de pagamento comuns em outros países, você pode ampliar sua clientela e potencializar as vendas no exterior.
Otimizar páginas de checkout é um passo muito importante para aumentar as conversões do seu e-commerce. Atente-se aos detalhes e faça com que o seu seja simples, seguro e rápido.
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