Avaliar o desempenho de colaboradores tende a ser uma tarefa bastante desafiadora para líderes, sobretudo quando é preciso fazer críticas e corrigir comportamentos indesejáveis. Porém, isso não precisa ser um bicho de sete cabeças e, além do mais, saber como dar um feedback negativo é essencial!
Será que a sua empresa tem feito isso da melhor forma possível? Estamos aqui para ajudar a descobrir e mostrar o melhor caminho para avaliar o desempenho do seu time.
Neste post, explicamos o que é feedback, quais os tipos, sua importância e como funciona a técnica sanduíche. E, além disso, apresentamos um passo a passo de como dar um feedback negativo de forma honesta e construtiva.
O que é feedback?
O termo feedback pode ser entendido como uma avaliação, devolutiva ou até mesmo uma opinião em relação a algo. Apesar de ser uma expressão em inglês, já está mais que incorporada ao vocabulário empresarial no português.
No contexto organizacional, o feedback é uma técnica de avaliação interpessoal, que consiste na avaliação do desempenho de um colaborador em determinada atividade.
Qual é a função do feedback?
Sua função é ajudar as pessoas a perceberem a si mesmas e os efeitos de seus comportamentos nos outros, bem como nos resultados gerais da empresa. Sendo assim, podemos entender o feedback como uma importante ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
Quais são os principais tipos de feedback?
Considerando que o feedback é um instrumento de devolutiva, a partir do qual se avalia o desempenho de uma pessoa, entendemos que essa avaliação pode ser dada de diversas formas, de acordo com cada situação.
É possível dividir os principais tipos de feedback em dois grandes grupos:
1. Feedback positivo
O feedback positivo consiste basicamente no reconhecimento das contribuições dadas por um colaborador. É um poderoso instrumento de motivação, que ajuda no engajamento dos funcionários.
2. Feedback negativo
Ao contrário do que o nome sugere, o feedback negativo não é necessariamente algo ruim. Refere-se a apontamentos de erros e falhas que precisam ser corrigidas.
Portanto, trata-se de uma prática sensível, logo, merece uma atenção especial.
Dar um feedback negativo nem sempre é fácil, porém, é necessário. Quando feito de forma construtiva, contribui para o crescimento profissional do colaborador. Porém, quando mal realizado, pode prejudicar as relações interpessoais, reduzir sua performance e travar sua evolução.
Qual a importância do feedback negativo?
O feedback negativo é tão importante quanto o positivo, uma vez que ele tem a função de corrigir práticas inadequadas que podem prejudicar o desempenho do funcionário, os resultados da companhia e a convivência no ambiente de trabalho.
Ou seja, é uma oportunidade para otimizar sua atuação, possibilitando aprendizado e desenvolvimento profissional.
O que dizer no feedback negativo?
Entender como dar um feedback negativo é uma habilidade fundamental para a liderança de equipe. É importante entender que a ideia não é dar uma bronca ou fazer ataques pessoais, mas apontar o que não está bom e pode ser melhorado.
Um feedback negativo não precisa ser traumático para ninguém. Portanto, ao invés de adotar uma postura acusadora, haja com calma e mostre ao colaborador onde ele está errando, apontando o caminho para uma atuação mais assertiva.
Ademais, também é importante colocar-se à disposição para tirar eventuais dúvidas e ajudá-lo a implementar as melhorias requisitadas.
A partir de agora, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e conhecer uma de suas principais técnicas, ilustrada com um exemplo de feedback negativo.
O que é feedback sanduíche?
O modelo sanduíche, ou “feedback burguer”, é uma das principais e mais eficientes técnicas de feedback.
Ela recebe este nome pois, tal qual um sanduíche composto por três camadas — pão, recheio e pão — ela é realizada em três etapas, pontuando o que o colaborador precisa melhorar em meio a observações de seus acertos.
Os elogios, que devem ser sinceros, além de validar e reforçar aspectos positivos de sua atuação, servem para suavizar o feedback negativo, tornando o funcionário mais receptivo à crítica, que é o verdadeiro foco da devolutiva em questão.
Como funciona o feedback sanduíche na prática?
A técnica sanduíche para dar feedback negativo segue a seguinte estrutura:
- Acolhimento – a liderança da equipe inicia a conversa com o colaborador destacando aspectos positivos sobre o seu trabalho. A intenção nesta etapa, além de reconhecer sua contribuição, é criar um ambiente mais leve e favorável à críticas;
- Exposição do problema e orientações – o líder expõe a crítica de forma construtiva, argumentando com base em dados concretos e mostrando o que deve ser melhorado;
- Fechamento – volta a sinalizar a confiança na atuação do colaborador, destacando seus acertos, e coloca-se à disposição para ajudá-lo no que for preciso.
Como dar um feedback negativo? Passo a passo
Agora que já falamos sobre a importância do feedback no trabalho, chegou a hora de entender como facilitar essa tarefa. Você verá que não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Confira o passo a passo:
1. Prepara-se
Antes de iniciar a conversa, é bom saber o que irá dizer, certo? Uma dica é montar um roteiro com os principais pontos que devem ser abordados, assim como dados e informações pertinentes ao caso para ilustrar o que pretende dizer.
2. Comece pelos pontos positivos
Seguindo a técnica de feedback sanduíche que mencionamos, após uma breve introdução, em um ambiente reservado, inicie a devolutiva pontuando os pontos fortes do colaborador, ressalte suas características positivas e contribuições.
3. Aborde os pontos negativos
Após aliviar a tensão, é hora de dar o feedback negativo, expondo o problema e suas consequências.
Fundamente suas falas em dados concretos e exemplos reais, sempre se expressando de forma clara e objetiva, sem dar margem para mal-entendidos.
4. Aponte soluções para os problemas mencionados
Em seguida, aponte possíveis caminhos para solucionar os problemas levantados, coloque-se à disposição para tirar dúvidas e ajudar a alcançar tal mudança, e dê espaço para que o colaborador diga como se sente a respeito das críticas.
5. Estabeleça metas e reforce a importância do colaborador para a empresa
Defina metas, junto ao colaborador, para as mudanças requeridas. E, então, reforce sua importância para a empresa, ressaltando a confiança em seu trabalho e finalize firmando um compromisso de ajuda mútua para o crescimento de ambos os lados.
Exemplo de uso da técnica sanduíche para dar feedback negativo
Para ficar mais claro e ilustrar a situação, preparamos um exemplo de feedback negativo que utiliza a técnica sanduíche:
“Marcos, recebemos o resultado da pesquisa de satisfação que fizemos com os clientes e você teve uma aprovação de 95%, o que é incrível. Parabéns!
Contudo, também notamos que alguns dos seus relatórios de atendimento estão incompletos, o que dificulta o trabalho do financeiro, que precisa contactá-lo para solicitar os dados, além de te atrapalhar também, pois o tira de outras atividades.
Você precisa de alguma ajuda com esta questão? Caso esteja com dificuldades para preencher tais documentos, pode tirar suas dúvidas com o financeiro, solicitar o suporte do supervisor do seu setor ou até mesmo a mim. O que me diz?
Confiamos plenamente em seu trabalho, já que demonstrou um resultado incrível nos últimos meses. E contamos com a sua colaboração para corrigir esses pontos e fazermos ainda mais.”
Com essa técnica, dar um feedback negativo, como você deve imaginar, se torna muito mais fácil, uma vez que, ao invés de simplesmente apontar erros, também reconhecemos as contribuições do colaborador, pontuando seus acertos. Logo, é uma ótima estratégia para aliviar a tensão, tanto do líder quanto do funcionário.
A melhor estratégia para dar feedbacks negativos e positivos
Dar um feedback negativo nunca é fácil. Contudo, é vital para o desenvolvimento profissional do colaborador, assim como para os resultados da organização.
A melhor estratégia para facilitar essa tarefa é por meio de uma cultura de feedback, que nada mais é do que criar um ambiente saudável, onde as pessoas se sintam à vontade tanto para dar quanto para receber avaliações sobre seu desempenho.
Em um contexto como este, o feedback se torna uma prática constante, gerando um círculo virtuoso de desenvolvimento profissional. Os benefícios são claros: pessoas mais satisfeitas, produtivas e engajadas com o crescimento da companhia.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com os supervisores, gestores e líderes da sua empresa. Assim, todos ficam por dentro da importância dessa ferramenta e de como dar um feedback negativo no trabalho de forma eficiente e construtiva.