O marketing digital é a sua ferramenta principal de divulgação na internet. E quando falamos de marketing digital, estamos falando desde o ambiente das redes sociais a buscas no google para encontrar sua empresa / negócio.
Especialmente para os lojistas online, o marketing digital é de extrema importância, sendo um dos pilares que sustenta a operação de e-commerce. Mesmo que a loja exista no ambiente físico, a mesma não existe online e é aí que entra o marketing, a fim de divulgar os produtos / serviços.
Por isso, vamos dar algumas dicas para investir em marketing digital para quem quer crescer online.
Dicas para investir em marketing digital
O investimento em marketing difere de projeto para projeto e no orçamento disponível de cada empreendedor / lojista.
Por isso não existe um valor ideal a ser investido que garanta 100% de resultados. Existem muitas variáveis a serem consideradas quando falamos em investimento ideal. Mas, para quem quer começar um negócio online, precisa saber que este investimento é essencial e vai definir muito os primeiros crescimentos da sua empresa.
1. Orçamento disponível
Diretamente relacionado ao tamanho do projeto e geralmente é o que determina o tamanho do e-commerce, o orçamento é preciso ser calculado com precisão, especialmente quando menor.
Afinal, não apenas em produtos ou estrutura, ainda contamos com o marketing para que sua loja seja conhecida no online. Por isso o planejamento se faz tão importante no primeiro momento, para colocar no papel todos os pontos que serão necessários investimentos mais pesados, e onde podem ser reduzidos.
2. Segmento a ser trabalhado
O segmento escolhido também tem influência no quanto de investimento é necessário para o projeto. Se o segmento é altamente concorrido, é normal que os gastos em marketing sejam maiores, devido a grandes players já existentes.
Quando menos conhecidos, pode haver problemas em encontrar fornecedores e preços competitivos, então é um ponto de análise ao escolher o segmento da sua loja, ou mesmo ampliar os já trabalhados.
3. Google
O Google é o maior buscador utilizado e é uma ferramenta indispensável para seu negócio e precisa estar bem configurada. Pois, é através das ferramentas Google que sua loja poderá ser encontrada nas pesquisas por palavras e termos chaves.
Para começar a investir pesado no Google Ads, é preciso que as demais ferramentas tal como Google Meu Negócio estejam bem configuradas, para que seja mais fácil de encontrar sua loja e as informações apresentadas estejam organizadas e bem-dispostas.
Uma configuração das ferramentas Google bem feita pode ajudar na boa gestão de marketing no negócio.
Afinal, como principal buscador, o Google quem vai ajudar o consumidor a encontrar sua loja e seus produtos dentro da imensidão do espaço virtual. Boas configurações, além de ajudarem a engajar seu conteúdo de forma paga e orgânica, ajuda a construir reputação de loja.
4. Google Shopping Gratuito
O Google Shopping era o “marketplace” do Google, onde de acordo com as pesquisas, é possível encontrar diversas lojas que vendem produtos similares.
Em 2020, o Google liberou o anúncio gratuito do Shopping, permitindo a adesão de lojas menores dentro desse mercado. Porém, apesar disso, é sempre bom investir nos anúncios do Google Shopping. A disponibilização da versão gratuita da ferramenta não altera os resultados pagos.
A internet é um ambiente com alterações constantes, sejam elas para favorecer a loja virtual ou para adicionar mais detalhes, tal como a aprovação da LGPD. Dessa forma, o bom gestor precisa estar atento às novidades para que campanhas sejam maximizadas e recursos sejam explorados ao máximo.
5. Marketing de Influência
Dependendo do seu nicho de mercado, os influenciadores digitais serão seus grandes aliados no marketing digital.
São personalidades nascidas na internet que possuem grande alcance nas plataformas digitais e podem ter resultados satisfatórios com apenas algumas postagens e recomendações em plataformas como Instagam e Facebook.
Procure influenciadores que falam com o seu público e aposte na divulgação, no marketing de influência. Estas personalidades possuem, além do alcance, a confiança do público que os segue, por isso é perfeito para lojas que querem estabelecer confiança com seus consumidores.
Cuidado ao escolher os influenciadores, não basta ter apenas muitos seguidores, eles têm que ter o público parecido com o público alvo da sua loja. Não haverá muitas conversões se sua loja de produtos veganos fechar com influenciador não vegano. Além de não conversar com seu nicho de público, o efeito pode ser ao contrário e não estabelecer a confiança desejada.
Conclusão
O marketing digital é uma ferramenta poderosa que vem ganhando espaço no ambiente online. Mas, como tudo na internet, adapta-se aos seus consumidores e fica velho muito rápido.
O grande X da questão quando trabalhamos com marketing é entender quem é o público alvo e conversar com estes. Além de estar atento à tendências e mudanças que podem vir a prejudicar o desempenho de campanhas.
Artigo produzido por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce, consultoria em E-commerce.