NegóciosSem categoria

As melhores práticas para uma boa estrutura organizacional

A desorganização pode afetar qualquer tipo de processo e não é diferente para as área de gestão. Nesse cenário, conceitos para uma boa estrutura organizacional são explorados em benefício dos organogramas funcionais, principalmente aqueles que orientam o desempenho de todos na empresa. Portanto, inclui a divisão de tarefas em níveis hierárquicos.

Como escolher uma estrutura organizacional?


Por ter um impacto tão grande em todo o negócio, o tipo de estrutura organizacional precisa ser escolhido com cuidado, seja em uma Fábrica de máquinas empacotadoras ou em uma Empresa de paineis elétricos, afinal esse é o primeiro passo para atingir o requisito.


Este é um dos primeiros passos a serem dados em uma empresa, pois contribui para uma visão clara e objetiva da ação. As estruturas podem ser horizontais ou verticais. No primeiro caso, o ambiente de negócios é colaborativo, as funções raramente são repetidas e a ideia de integração é a preferida.


Nas empresas verticais, o principal atributo é a separação do conselho de administração, órgão com autoridade centralizada. Essa estrutura é mais tradicional, com treinamento, trabalho previsível e processos mais rigorosos a serem seguidos. Além dessa divisão entre estruturas, podem ser encontrados diversos modelos, como:

  • Divisional;
  • Matriz;
  • Editor;
  • Funções.


O modelo de divisão é amplamente recomendado para empresas que atuam em diferentes mercados e, portanto, possuem uma base de clientes diversificada. Isso se deve ao fato de ser caracterizado por zonas separadas auto-suficientes. Assim, cada departamento é responsável por um determinado serviço ou produto de acordo com o organograma da empresa.


Conforme será discutido, na matriz são inseridas partes da estrutura funcional, incluindo chefes de departamento e chefes de departamento, com referência ao gerente de projetos. A correlação interdepartamental é o ponto forte deste formato, que é sugerido para atender às características de especialização e coordenação, e permitir um contexto colaborativo entre todos os níveis da hierarquia.


Designer e função são os principais modelos, aproximando-se da forma do designer, vale ressaltar que é muito utilizado por profissionais que trabalham com projetos recorrentes que precisam solucionar os problemas dos clientes do início ao fim. Em geral, eles são populares em campos flexíveis.


Por fim, a alternativa funcional é adequada para tipos de negócios que possuem áreas tradicionalmente segregadas, como recursos humanos, força de vendas, comércio e finanças. Este é um sistema muito comum em empresas conhecidas por atividades repetitivas, como acontece em áreas muito especializadas.

Dicas para melhorar a estrutura organizacional


É interessante valorizar a comunicação interna em qualquer tipo de organograma utilizado em uma empresa, independente do número de funcionários. Por fim, a transmissão e captura da mensagem devem ser claras para evitar grandes transtornos. É um cuidado que precisa ser duplicado em uma longa série de comunicações.


As melhorias podem ser alcançadas de diversas formas, por exemplo, pode-se contratar serviços de um Serviço de levantamento topográfico para auxiliar na implantação de projetos na área. Da mesma forma, as empresas que atuam no setor da construção civil podem buscar o auxílio de especialistas que lidam com o trabalho de empresa de gestão de obras.


É certo que qualquer tipo de ação relativa à gestão de um negócio deve ser tomada com cautela, pois qualquer falha pode ter consequências graves, inclusive perdas. Para melhorar a estrutura, é fundamental organizar criteriosamente a demanda por atividades, bem como limites e demissões, a fim de evitar desequilíbrios.


Além disso, deve-se ter extrema cautela na gestão financeira na avaliação da estrutura organizacional, pois é fundamental garantir a estabilidade dos recursos utilizados para a produção. Afinal, a redução de custos, embora importante para o negócio, não é o único fator a ser avaliado, pois a falta de planejamento pode dificultar a produção de qualidade e até mesmo felicidade.


Conforme indicado no texto, neste caso podem ser utilizados diferentes modelos e é fundamental respeitar as especificações de cada empresa. Com uma estrutura organizacional adequada e investimento contínuo em melhoria, será possível controlar os níveis de demanda de forma mais eficaz, bem como estabelecer bons planos de carreira, orientação, liderança e assim por diante, a produtividade da empresa como um todo.


Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimentos onde você encontra centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.