A tecnologia nas empresas: como elas impulsionam o seu crescimento
Considerando que, de acordo com a Agência EBC, 7 em cada 10 empresas brasileiras fazem uso de tecnologias digitais diversas, você já se perguntou como seria se, de uma hora para a outra, sua empresa voltasse a funcionar como nos anos 90 em termos de tecnologia?
O caos seria completo e de ponta a ponta, o acesso a documentos digitais na nuvem seria impossível, a necessidade do uso de papel, fax e impressoras traria um rombo no caixa, os pagamentos teriam que ser feitos no banco, a operação sofreria dificuldades no monitoramento, dentre outras milhares de complicações.
Indo além da prática, uma mudança como essa também traria uma imensa bagunça na forma como as pessoas conduzem seus trabalhos, já acostumadas com o digital, fazendo pesquisas rápidas no Google, utilizando ferramentas de CRM, ERP, softwares de gestão de projeto, sistemas de pagamento online, mensagens instantâneas digitais, aplicativos para empresas etc.
Muito mais do que impactar nossas formas de consumo, a tecnologia avança em um ritmo tão acelerado que acaba impactando diretamente nossas vidas pessoais, profissionais e afetivas.
Se antes as pesquisas que norteiam os passos importantes das grandes empresas eram pautadas em dados rasos e informações amplas, hoje já é possível direcionar toda e qualquer estratégia para que gire em torno de dados precisos, sistemas de automação, machine learning e inteligência artificial.
E mesmo assim, muitas empresas ainda não tiram o melhor proveito desse avanço considerável na nossa realidade.
A era da transformação digital: tecnologia para além do que conhecíamos
A transformação digital é um fenômeno que busca mudar e melhorar nossa forma de solucionar problemas através do uso da tecnologia em suas mais diversas formas.
Nas empresas de diversas áreas, incluindo a área da saúde, a transformação digital parte de uma grande mudança de mentalidade para que seja possível transformar uma realidade já muito inserida no dia a dia das operações.
Esse fenômeno engloba a convergência de várias tecnologias, como a internet das coisas, inteligência artificial e robôs, blockchain, computação na nuvem, realidade virtual e outros.
Com esses recursos, emergem e se fortalecem novos modelos de negócio e formas de trabalho e comunicação, o que gera muitas oportunidades de crescimento.
A transformação digital também está mudando a forma como as pessoas ensinam, aprendem e interagem com o mundo ao seu redor, sendo não apenas uma revolução que reflete nas empresas, mas na sociedade como um todo.
Dentro do ambiente empresarial, o impacto mais notável é a redução de custos, o aumento da eficiência operacional e da produtividade, além da facilidade estratégica de adentrar novos mercados e criar novos produtos através de projetos de pesquisa e desenvolvimento de alta performance e inovação.
Essa é uma mudança de escala global e que, como vimos, reverbera na maneira como vivemos e trabalhamos e que, acima de tudo, quando bem aproveitada, pode ser um catalisador de excelentes resultados.
O que a tecnologia pode fazer pelo seu negócio?
É fundamental entender como a tecnologia pode, na prática, impulsionar o crescimento de uma empresa, garantindo solidez e segurança para todo o processo de aceleração, além de promover caminhos concretos para o monitoramento e continuidade do crescimento após alcançar um patamar elevado de sucesso.
#1 Aprimoramento da tomada de decisão
A tomada de decisão gerencial pode ser o ponto de partida de grandes acertos ou de grandes erros.
E considerando que um grande erro pode custar a existência da empresa, a tomada de decisão melhor e mais rápida é cada vez mais elementar no mercado competitivo que temos atualmente.
Com a possibilidade de tomar decisões chamadas de “data driven”, ou seja, guiada por dados, a gerência tem a possibilidade de eliminar margens de erro grandes e direcionar investimentos, crises, campanhas e processos de forma muito segura.
Por exemplo, uma desentupidora de esgoto pode usar dados avançados para identificar a abordagem mais eficiente para encontrar empresas contratantes e, assim, não perder tempo com negócios pouco estratégicos.
É possível trabalhar com informações em tempo real através da coleta de dados e isso é uma inovação sem precedentes para que seja possível acompanhar o mercado constantemente.
#2 Acesso a novos mercados
Através de tecnologias como big data, é possível coletar e analisar dados sobre novos mercados e sobre a atual conjuntura do negócio, traçando planos estratégicos e coerentes para identificar tendências e abraçar novas oportunidades.
Além disso, com as tecnologias digitais os empreendimentos têm a possibilidade de adaptar e criar produtos pensando justamente em adentrar novos mercados.
O tráfego pago do marketing, assim como as estratégias para mecanismos de busca e o uso das redes sociais e os e-commerces também são fontes do mais puro ouro no que diz respeito ao estudo da abrangência de novos mercados, pois trazem dados minuciosos sobre a audiência e o comportamento desses mercados.
#3 Inovação de produtos e serviços
Com a robustez que os setores de pesquisa e desenvolvimento ganham através do avanço tecnológico, é possível trabalhar na inovação de produtos e serviços de maneira assertiva, atendendo a demandas latentes da forma mais estratégica possível, desde a identificação da demanda, até a divulgação do produto ou serviço já modelado e pronto para ser comercializado.
Quando se trata de produtos mais difíceis de vender pela complexidade que apresentam, como por exemplo sistemas de energia solar fotovoltaica, é possível inovar não somente o produto oferecido, mas a forma como se disponibiliza ele no mercado.
#4 Eficiência e produtividade operacional
Um dos pontos chave da gestão operacional é a análise dos dados da operação. Sem eles, é praticamente impossível encontrar os gaps e pontos de melhoria, além de trabalharmos com suposições ao identificar os pontos de eficiência, que muitas vezes podem ser ainda mais qualificados.
Através de tecnologias como os ERPs, softwares de gestão de projetos, sistemas de automatização de tarefas, e, é claro, a análise de dados, é possível causar uma verdadeira inovação na performance operacional de qualquer empresa, independentemente de seu segmento ou tamanho.
#5 Segurança de dados
A tecnologia pode desempenhar um papel fundamental na segurança de dados das empresas. Algumas das formas através das quais a tecnologia impacta positivamente na segurança de dados são:
- Backup e recuperação de dados;
- Monitoramento de segurança;
- Autenticação de usuários;
- Firewalls;
- Criptografia;
É importante que as empresas implementem medidas de segurança adequadas e atualizem regularmente suas práticas de segurança para garantir a proteção contínua de seus dados.
Além disso, a segurança patrimonial com empresas de segurança também se faz importante considerando que ela também abrange o uso de tecnologias como o acesso e monitoramento remoto.
#6 Experiência do cliente e do usuário
A personalização da experiência do usuário e do cliente é um fator determinante para ter melhores resultados sob diversos aspectos do negócio.
Com o uso de chatbots, assistentes virtuais, aplicativos móveis e análise de dados comportamentais, é possível direcionar todo o seu processo de venda para que ele seja coerente com as necessidades e desejos da audiência.
Com o uso adequado e eficiente da tecnologia, pode promover aos clientes uma experiência de compra mais interativa e envolvente, e, assim, melhorando os resultados.
#7 Gestão de pessoas
A tecnologia nas empresas pode ser usada para criar sistemas de recrutamento e seleção eficientes e eficazes, como softwares de gerenciamento de candidatos, análise de currículos, testes online e entrevistas virtuais, automatizando os processos de maneira geral e trabalhando sempre com dados precisos.
Além disso, é possível tirar proveito da tecnologia em gestão de pessoas com medidas como:
- Gestão de desempenho acurada;
- Aprimoramento da comunicação interna;
- Gerenciamento de benefícios e remuneração;
- Treinamento e desenvolvimento.
#8 Integração, manejo e uso de dados e informações
Como você deve ter notado, os dados são um ponto crucial da revolução tecnológica, pois sua integração, manejo e uso são formas de conquistar segurança estratégia na condução de qualquer negócio, pois a gerência parte de informações concretas e não de suposições.
Desde os dados operacionais, comportamentais organizacionais, comportamentais de consumidor até os dados de mercado e precificação, esse é o ponto central para dominar o uso das novas tecnologias e conseguir bons resultados.
Um exemplo simples é pensar em uma administradora de condomínio pode usar a coleta de dados de sua base de potenciais clientes para entender quais abordagens de marketing seriam mais efetivas em uma campanha de conversão para fundo de funil.
Os riscos da falta de investimento te tecnologia nas empresas
A falta de investimento em tecnologia nas empresas pode colocar em risco a eficiência operacional, a competitividade, a segurança cibernética, a experiência do cliente, a adaptação às mudanças e a capacidade de tomar decisões informadas em uma empresa.
E esses fatores trazem riscos para todos os aspectos e setores da empresa, podendo causar perdas e danos irreversíveis.
A falta de informações estratégicas impede a assertividade das ações internas e externas da empresa, sendo que a falta de tecnologia adequada pode dificultar a coleta e análise de dados importantes sobre o negócio, o que pode levar a decisões erradas e prejuízos financeiros.
Se uma empresa que vende um produto específico como tapetes personalizados ergonômicos não direciona seus esforços de coleta de dados e gestão tecnológica avançada, dificilmente vai conseguir se manter competitiva no mercado.
O que podemos concluir sobre a tecnologia nas empresas?
Com essas informações e fatos, podemos concluir que o nível de adaptação à transformação digital de uma empresa está diretamente relacionado com seu nível de performance no mercado, pois esse é um fator que garante a competitividade e a qualidade do posicionamento da empresa como um todo.
Além disso, processos manuais e demorados, com informações dispersas, comunicação ineficiente, baixa segurança de dados, má experiência do cliente e falhas operacionais podem causar problemas sérios e indisposições com seu mercado consumidor e até mesmo com seu quadro de funcionários, podendo surgir a necessidade da contratação de apoio jurídico para poder reverter erros que seriam facilmente evitados com as tecnologias adequadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Matupa News, onde você pode encontrar conteúdos informativos de valor sobre diversos segmentos.