Vai montar uma loja ou novo negócio? Saiba que escolher o nome da loja pode ser uma tarefa complicada para muitos empreendedores.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que escolher nomes de lojas seja algo fácil, as coisas não são bem assim, pois você precisa seguir algumas regrinhas e dicas para que seu comércio tenha sucesso.
Nesse artigo vamos mostrar dicas e regras importantes para que você consiga escolher o nome da sua loja sem cometer nenhum tipo de erro.
Como escolher o nome da minha loja?
Como mencionado, escolher o nome da sua loja não é tarefa muito fácil, é preciso sentar, pensar e analisar com calma todas as opções disponíveis.
Dessa forma, se você tem dúvida sobre como escolher o nome da sua loja precisa seguir algumas dicas que serão dadas a seguir, pois dessa forma seu sucesso será com certeza mais fácil de ser alcançado.
Dicas essenciais para escolher o nome da minha loja, sem cometer erros
Certamente você já se pegou pensando em como chamaria seu comércio caso montasse algo e provavelmente notou que não foi tarefa fácil.
Com inúmeros estabelecimentos comerciais abrindo, escolher um nome bonito e que soe bem aos ouvidos dos clientes pode ser algo complicado, pois para que a loja seja um sucesso, primeiramente seu nome deve ser sucesso na boca da sociedade.
Algumas dicas importantes e valiosas para seguir no momento de abrir seu negócio, seja ele presencial ou virtual são:
- Definir seus objetivos e área de atuação da sua loja;
- Definir o tamanho e a variedade de itens que serão ofertados aos clientes em sua loja;
- Fazer uma pesquisa de campo para ver a real demanda dos itens que deseja vender;
- Pesquisar se existe público suficiente para sua loja no local que escolheu (em casos de lojas físicas);
- Pesquisar os nomes de lojas já existentes na área que você escolheu e outras dicas.
- Ter clareza na escolha do nome para que o público não se confunda ao associar o nome da loja com os itens vendidos;
- Use a criatividade e a imaginação para criar nomes incríveis;
- Se possível evite colocar nomes muito extensos, complicados ou em outros idiomas;
- Peça ajuda a familiares e amigos próximos;
- Pesquise a disponibilidade do nome que quer na região.
Veremos com clareza e com detalhes as dicas citadas anteriormente:
- Defina seus objetivos:
Antes de criar sua loja, você deve primeiramente pensar no que deseja vender. Estabeleça os principais itens de venda, o tamanho da sua loja, a possibilidade de ter uma loja física ou apenas virtual, a abertura de firma ou autonomia, decorações e cores que mais gosta, presença ou não de redes sociais para divulgação entre outros itens, todas essas precauções para evitar uma futura hipoteca.
- Defina o tamanho da sua loja e a variedade de itens vendidos:
Assim como no primeiro tópico, você deve pensar na quantidade e variedade de produtos que deseja trabalhar.
Nesses casos vale lembrar que quanto mais tipos diferentes de produtos você escolher, maior será seu trabalhado é melhor seus objetivos precisam ser traçados pois você terá um grande trabalho administrativo para cuidar de todos os detalhes.
Dessa forma, uma dica importante é começar com poucos itens pois isso facilitará até mesmo que você escolha o nome da sua loja.
- Use a criatividade e a imaginação para criar o nome da sua loja:
Os clientes adoram nomes criativos e que contem certo tipo de história. Pensando nisso, você pode abusar da sua criatividade para elaborar um nome lindo e diferente. Busque referências em itens que goste ou que lembre algo, associe o nome aos itens comercializados e obtenha muito sucesso.
- Evite nomes complexos:
Apesar de ser perfeitamente possível colocar o nome que você quiser, evite colocar nomes muito complexos, extensos ou em outros idiomas. Quando os nomes tem difícil pronuncia ou são muito grandes, as pessoas tem dificuldade de falar e acabam por não realizar a famosa propaganda do “boca a boca”. Com isso, o ideal é que você coloque nomes mais curtos e fáceis de serem pronunciados e lembrados, pois isso irá te ajudar muito na divulgação do seu negócio, seja entre pessoas ou através das redes sociais.
- Peça ajuda:
Se você possui um círculo de amigos ou familiares próximos, peça a ajuda deles como consumidor e cliente. Dessa forma, você poderá entender melhor como seus futuros clientes irão ver a sua loja. Aceite opiniões e formule algo realmente incrível.
- Pesquise muito:
Como dissemos, escolher o nome da sua loja é uma tarefa complicada e que demanda tempo d pesquisa. Algumas das pesquisas que precisam ser feitas para a escolha do nome da sua loja são: disponibilidade no mercado, disponibilidade na região. Certamente você não vai querer um nome ao qual já tenha outro estabelecimento comercial próximo com o mesmo nome, pois isso pode te atrapalhar muito a crescer. Dê preferência para nomes inéditos e bonitos, para que os clientes possam logo associar o nome a você e seus produtos.
Afinal de contas, posso ou não colocar nomes estrangeiros em minha loja?
Se você tem dúvidas sobre como escolher o nome da sua loja, saiba que você pode usar o nome que achar mais convincente e que essas dicas são baseadas em achados e pesquisas gerais dos consumidores.
Dessa forma, caso seja muito importante pra você fugir de algumas dessas dicas, não se preocupe, pois elas não são regras e não precisam ser seguidas à risca.
O que vale no momento de escolher o nome da sua loja é a criatividade e o que esse nome representa para você, seus familiares, amigos ou sócios envolvidos no negócio.