Muitas pessoas querem ganhar dinheiro por conta própria hoje em dia, para isso, procuram encontrar coisas que sejam simples de fazer, que tenham baixo custo de investimento e claro, que realmente chamem atenção das pessoas para a compra. Além disso, é importante encontrar algo que elas, de fato, gostem de fazer.
Pensando em um conjunto de todas essas coisas, uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro, é vendendo bolos. Mas não bolos confeitados ou bolos para festas, mas bolos caseiros. Isso porque muitas pessoas hoje em dia estão optando pela venda de bolos “gourmet” ou bolos cheios de confeitos, e pouco se encontra quem venda bolos caseiros.
Estes bolos simples, além de serem muito fáceis de fazer, também vendem com uma facilidade enorme, principalmente para cafés da tarde e cafés da manhã, momentos em que as pessoas priorizam aproveitar as companhias, e não querem ficar na cozinha preparando coisas elaboradas.
Por isso, se você está pensando em ganhar dinheiro por conta própria, fazer isso vendendo bolos caseiros pode ser uma excelente ideia. Além disso, sabe aquele caderno de receitas da vovó onde existem várias receitinhas deliciosas como receita de bolo de chocolate, de bolo de milho, bolo de coco, bolo de fubá e muitas outras? Então, ele é perfeito para o seu negócio!
E se o seu objetivo realmente é empreender vendendo bolos caseiros, o que acha de aprender algumas dicas aqui conosco sobre o que você precisa fazer para começar o seu negócio e para fazer com que ele faça sucesso, e te traga bons lucros? Gostou da ideia? Então continue lendo e confira algumas sugestões que podem te ajudar!
Teste as receitas
A primeira coisa que você deve fazer se não está muito acostumada a seguir receitas à risca ou se é daquelas pessoas que costuma “fazer tudo da cabeça”, é exatamente o que falamos acima: pegue o caderno de receitas, ou busque por receitas na internet, e teste todas elas, seguindo todas as orientações de ingredientes e modo de preparo à risca.
Isso fará com que seus bolos sejam sempre padronizados, ou seja, um sempre sairá igual ao outro, e você não terá problemas no futuro. Além disso, esses testes permitem que você confira os sabores, se o que está na receita realmente funciona e quais são os melhores ingredientes para preparar seus bolos.
Não invista muito logo de cara
Essa dica se junta a que demos acima. Como no início você fará vários testes antes de finalmente começar a oferecer seus bolos para as pessoas comprarem, não é necessário investir muito dinheiro logo de cara, pois caso alguns testes falhem, você não perderá tanto dinheiro assim.
Dessa forma, o melhor a se fazer é investir apenas o necessário para os testes, que obviamente não devem ser vendidos, você pode oferecer para amigos, familiares e para conhecidos provarem, assim, caso eles gostem, você já tem possíveis clientes quando finalmente começar a vender.
Defina uma marca para o seu negócio
Definir uma marca para o seu empreendimento é um passo muito importante, pois as pessoas irão te conhecer por conta dela, e quando você menos esperar, estará fazendo sucesso, e todos saberão quem você é e quais são os seus bolos, por conta da marca que você estabeleceu desde o início.
Além disso, a marca diz muito sobre um negócio, então pense nela com cuidado, tanto no nome, quanto nas cores, no layout e em tudo mais que possa influenciar a forma como você ficará conhecido.
Estabeleça um cardápio de bolos
Essa parte é muito importante, no entanto, poucas pessoas dão atenção a ela quando começam um negócio. Você não deve ter um cardápio muito amplo de bolos no início, e nem fazê-los sem pré estabelecer quais são os tipos de bolos caseiros que você faz, assim, quando seus clientes forem até você, eles já sabem exatamente qual o serviço que você oferece.
Claro que com o tempo você pode ir aumentando e aperfeiçoando seu cardápio de opções, mas no início, enquanto o negócio ainda é pequeno, é importante estabelecer uma pequena quantidade de bolos para não se perder entre as produções, e também para evitar prejuízos.
Faça um atendimento diferenciado
A forma como tratamos e atendemos nossos clientes faz toda a diferença em um negócio, por isso, crie um tipo de atendimento diferenciado e personalizado para seus clientes. As pessoas gostam de ser tratadas como se fossem únicas, e é assim que você deve fazer seus clientes se sentirem.
Um bom exemplo do que fazer, é oferecer para seu público levar o bolo quentinho até eles. Afinal de contas, quem é que não gosta de um bolo recém saído do forno para acompanhar aquele cafézinho, não é mesmo?
Se você seguir todas essas sugestões, sem dúvidas terá um negócio de sucesso em muito pouco tempo.