Se você está pensando em comprar uma batedeira nova e não saber qual escolher, leia esse texto que te falaremos sobre alguns fatores interessantes para serem observados antes de efetuar a sua compra. Veja a seguir quais são esses fatores.
Como escolher pela sua potência
Quanto maior for a potência da batedeira, mais força ela tem para misturar a sua massa, deixando-a homogênea mais rápido. As batedeiras domésticas costumam ter uma potência a partir de 200 watts de potência, enquanto as que são profissionais podem chegar a 1000 watts. A potência também indica o consumo de energia elétrica do seu eletrodoméstico.
Como escolher batedeira pela velocidade
Os modelos de batedeira costumam ter algumas variações de velocidade diferentes. Existem batedeiras com apenas 3 velocidades e há também aquelas com 10 níveis.
Mas, além de olhar só para a rapidez com que o seu eletrodoméstico trabalha, é importante procurar saber o limite da duração, ou seja, quanto tempo a batedeira pode ficar ligada.
O tempo de funcionamento de forma contínua é tão importante quanto a sua potência. Imagina escolher um modelo de potência alta, mas que pode ficar ligada apenas por 5 minutos? Isso pode atrapalhar algumas receitas.
Como escolher batedeira pela tigela
A tigela, que também é chamada de bowl (o termo em inglês), é muito importante porque precisa ter um tamanho ideal que atende a sua demanda. Há batedeiras que têm uma tigela pequena, há modelos com tigela grande (de 4 litros ou até mais) e algumas que vêm com mais de uma tigela para que você possa escolher.
Outro ponto a ser considerado é o material da sua tigela, que pode ser de plástico, vidro ou de inox.
Como escolher batedeira pelo tamanho, peso e material
Enquanto uma batedeira bem simples tem a estrutura leve, é flexível e portátil, este equipamento profissional é bem mais robusto. Afinal, ele precisa suportar todo o movimento pesado que os batedores são capazes de fazer na hora da mistura.
Existem batedeiras planetárias de 3,5 quilos, por exemplo. Alguns modelos podem ter até 10 kg. Nesses casos, a melhor opção é sempre evitar movimentar a batedeira de lugar e reservar um cantinho na bancada da sua cozinha.
Como escolher batedeira por itens extra
Os acessórios e as funções extra da sua batedeira podem ser decisivos com relação à facilidade que ela trará para a sua rotina na cozinha. Como a sua trava de segurança, uma tampa anti respingo, a qualidade dos seus batedores, por exemplo. Tudo isso importa na sua escolha.
Como escolher? 5 dicas para o momento da compra
São muitas características para analisar, para recapitular tudo o que você precisa saber antes de comprar a sua batedeira, trouxemos 5 perguntas-chave para você se fazer.
Tente avaliar:
1. Quantas vezes por semana eu utilizarei?
2. Que tipos de receita prepararei?
3. Quanto posso investir na compra?
4. Qual é o espaço que tenho para guardar?
5. Essa batedeira será sinônimo de mais praticidade para mim?
Com essas dicas, fica muito mais fácil você adquirir uma boa batedeira que atenda a todos os requisitos importantes.
Como limpar batedeira
De nada adianta ter um bom equipamento desse, se você não souber como limpá-lo? Para limpar batedeira, faça o seguinte:
- Primeiro, desligue da tomada.
- Lave a tigela sempre a cada uso, com a esponja de limpeza. Em seguida, enxágue.
- Já a base pode ser higienizada apenas com um pano multiuso umedecido com água. No lugar do lava-louças você pode optar também por usar o multiuso da sua preferência. Só não se esqueça de secar bem a sua batedeira antes de guardá-la.
Este artigo foi escrito pelos redatores do Terra Zero e Amchamrio